Hotel Neya Porto

Hotel Neya Porto – O edifício situa-se em parte no antigo Convento da Madre Deus de Monchique, nos antigos armazéns industriais e todo este conjunto está a dois passos da Alfândega, na zona do Centro do Histórico do Porto, classificada como Património Mundial da UNESCO desde 1996. A vertente da sustentabilidade e da inovação foram algumas das premissas do projeto, obrigando a que o desenvolvimento do mesmo tivesse sempre em conta os parâmetros da arquitetura sustentável. Assim a reutilização de materiais existentes, como a madeira, a pedra e o metal, e a sua readaptação para novas funções foi uma constante ao longo de todo o processo. “Recuperámos telhas dos antigos telhados, pavimentos de madeira do antigo armazém, alguns pilares e vigas metálicas com o carimbo da fábrica de Massarelos e reutilizámos a pedra de granito de paredes que foram demolidas”.

Ainda no âmbito da inovação aliada à sustentabilidade foi projetada e construída uma cobertura em vidro com características fotovoltaicas, que cobre o espaço da antiga igreja do convento. O vidro mantém uma suave transparência filtrando parte dos raios solares e produzindo energia para o próprio hotel de uma forma limpa e não poluente. Por outro lado, a permanência da luz natural devolve ao espaço a dignidade e o misticismo como uma ruína romântica. A inovação e a sustentabilidade estenderam-se a outras áreas do projeto nomeadamente na recuperação de águas sanitárias para regar os jardins e na utilização de água das nascentes existentes para fazer a refrigeração do ar condicionado.

Da autoria do Atelier PK Arquitetos, teve a colaboração do Coletivo ODD, e conta com a assinatura dos arquitetos Francisca Magalhães Ramalho, arquiteta responsável, Sérgio Bernardo, André Almeida e Gonçalo Moreira. A decoração foi um trabalho de continuidade do projeto arquitetónico, em parceria com a decoradora Inês Albuquerque Lima. A forma de trabalhar integrando as várias vertentes do projeto, fez com que o resultado seja um todo coeso e coerente.

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA
Localização
Porto, Portugal
Promotor
Neya Empreendimentos Turísticos

Arquitetura
pk Arquitetos + Colectivo ODD

Arquiteta Responsável
Francisca Magalhães Ramalho

Equipa
Francisca Magalhães Ramalho, Sérgio Bernardo, André Almeida, Gonçalo Moreira, Coletivo ODD studio, Inês Albuquerque Lima
Paisagismo
F/C Arquitetura Paisagista
Especialidades
ATPI Engenharia e Consultadoria
Fotografias

Fernando Guerra | FG+SG

Área
11000 m²

Ano
2020

 

FOTOGRAFADO POR
Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Subscrever Newsletter

Já subscreveu a nossa newsletter?  

World Architecture Festival 2022

Take a ticket here »