House C

A House C localizada em Carreço, Viana do Castelo, fica em frente ao mar, envolta pela paisagem rural do monte de Santa Luzia e pela típica arquitetura de granito e madeira da região do Minho.
O terreno original continha um núcleo central e vários anexos em estado de grande desgaste. O objetivo do projeto foi reconstruir e reabilitar a partir da arquitetura vernacular e da contemporaneidade.
A arquitetura da casa é inspirada na arquitetura tradicional da região do Minho, utilizando materiais como granito, madeira e ferro. A casa está integrada na paisagem circundante, com janelas que enquadram o oceano.
O interior da casa foi projetado para aproveitar os diferentes pé direitos existentes. No piso térreo, a cozinha tem o teto em vigas de madeira, e a sala com o pé direito duplo, reforça a sensação de amplitude e luminosidade. A grande janela rasgada na fachada sul, permite que a luz natural inunde a sala, e a escada de metal e madeira leva a um mezanino no primeiro piso, onde se desenharam duas suites, e uma varanda ampla com vista sobre o mar. Esta composição respeita a geometria do volume da casa original, que lembra um celeiro.
O projeto House C pretende demonstrar como a arquitetura pode respeitar e preservar o património construído, e criar novos espaços modernos e confortáveis.

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

Projeto

House C

Tipologia

Habitação Unifamiliar

Localização

Carreço, Viana do Castelo, Portugal

Arquitetura

Salvato Feijó

Colaboração

Hélder Cardoso
Pedro Pessanha

Construção

Portilame S.A.
Maltez Contrução

Fotografia

Alexander Bogorodskiy

Área

377 m2

Ano do projeto

2023

Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Biblioteca BIM Leca ®

»