A House C localizada em Carreço, Viana do Castelo, fica em frente ao mar, envolta pela paisagem rural do monte de Santa Luzia e pela típica arquitetura de granito e madeira da região do Minho.
O terreno original continha um núcleo central e vários anexos em estado de grande desgaste. O objetivo do projeto foi reconstruir e reabilitar a partir da arquitetura vernacular e da contemporaneidade.
A arquitetura da casa é inspirada na arquitetura tradicional da região do Minho, utilizando materiais como granito, madeira e ferro. A casa está integrada na paisagem circundante, com janelas que enquadram o oceano.
O interior da casa foi projetado para aproveitar os diferentes pé direitos existentes. No piso térreo, a cozinha tem o teto em vigas de madeira, e a sala com o pé direito duplo, reforça a sensação de amplitude e luminosidade. A grande janela rasgada na fachada sul, permite que a luz natural inunde a sala, e a escada de metal e madeira leva a um mezanino no primeiro piso, onde se desenharam duas suites, e uma varanda ampla com vista sobre o mar. Esta composição respeita a geometria do volume da casa original, que lembra um celeiro.
O projeto House C pretende demonstrar como a arquitetura pode respeitar e preservar o património construído, e criar novos espaços modernos e confortáveis.
Projeto
House C
Tipologia
Habitação Unifamiliar
Localização
Carreço, Viana do Castelo, Portugal
Arquitetura
Colaboração
Hélder Cardoso
Pedro Pessanha
Construção
Portilame S.A.
Maltez Contrução
Fotografia
Área
377 m2
Ano do projeto
2023