Ilha na Rua de São Victor

Ilha na Rua de São Victor – O edifício, localiza-se na Rua de S. Victor, na freguesia do Bonfim no Porto. Construído no logradouro de uma casa burguesa oitocentista, com frente para o Rio Douro, corresponde à tipologia de edificações portuenses para albergar a classe operária no início da Revolução Industrial – as ilhas.

O projecto concentrou-se no estudo de um programa de residências temporárias para artistas. Desde logo foi decidido que a casa-oficina, com entrada a partir da Rua de S. Victor poderia ser um espaço para actividades colectivas – exposições, aulas, conferências, entre outras.

Os volumes, destinados a habitação de curta ou média estadia, foram agregados para tipologias T1, duplicando a área original das casas para 28 m2. Em constante dialógo com a proprietária, este projecto é fruto de um processo participativo intenso e que me surpreendeu pela positiva.

Hoje, habitada, esta ilha é um espaço de energia renovada e espero que possa estimular outros proprietários a reabilitar outros espaços idênticos.

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

Projeto
Ilha na Rua de São Victor 🔗

Cliente
Dalila Vaz

Localização
Porto, Portugal

Arquitectura
BAAU – Bernardo Amaral | Arquitectura + Urbanismo

Arquitetos responsável
Bernardo Amaral

Programa
Residência de Artistas

Créditos de Imagem
Attilio Fiumarella e Fernando Stankuns

Ano
2013 – 2015

Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Registe a sua Empresa

Crie a sua conta gratuitamente e promova os produtos da sua empresa.