Inapal Metal

Categorias: Escritórios

Esta unidade industrial dedica-se à produção de componentes metálicos para automóveis, inserida no complexo industrial AUTOEUROPA e é composta por dois núcleos aparentemente autónomos e de cérceas iguais: 1º núcleo – duas naves e uma grande pala que incorporam armazenamento de matérias primas as diferentes secções de produção e a expedição; 2º núcleo – uma área social e técnica com dois pisos.

O espaço exterior é organizado em função das circulações de veículos, dos fluxos de matérias-primas e produtos acabados.
A proposta arquitectónica para além das condicionantes urbanísticas, de prazo, custo, e a “defesa” do conceito formal, adopta a mesma estratégia do projecto da Inapal Plásticos, que se resume no essencial na estandardização dimensional (módulo de 7mx7m) que gera o espaço, materiais pré-fabricados e pormenores-tipo para que as soluções construtivas sejam o mais possível racionalizadas.

A pesquisa centra-se na “pele” do edifício que se baseia na procura de um só material de revestimento (chapa metálica trapezoidal), que se adapta e uniformiza todas as situações de projecto. O material torna-se conceito e síntese da solução.

Explora-se a versatilidade do material quanto às diferentes aplicações e orientações, chapas estandardizadas quando é necessário encerrar; chapa cortada às fatias e fixas em forma de favo de abelha quando é necessário iluminar, sombrear e ventilar.

A linguagem da obra tem por referência a linguagem das linhas curvas do automóvel.

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA
Projeto

Inapal Metal


Localização

Trofa, Portugal

Cliente

Inapal Metal S.A.

Arquitetura

Menos é Mais Arquitectos 

Arquitetos Responsáveis

Francisco Vieira de Campos + Cristina Guedes

Colaboradores

Cristina Maximino, Vânia Maia, Nélson Cambão, Ana Matias, Luís Campos, Eduardo Leitão

Engenharia

Afaconsult

Paisagismo
Manuel Pedro Melo


Construtora

Edimarante

Mobiliário

Uniscala

Data do Projeto

Fevereiro de 2006 – Julho de 2006

Data da Construção

Abril de 2006 – Agosto 2006

Fotografias

Fernando Guerra | FG+SG

Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

𝗣𝗼𝗿𝘁𝘂𝗴𝗮𝗹 𝗖𝗢𝗻𝗩𝗜𝗗𝗮 𝗧𝗼𝗱𝗼𝘀

Uma ação informal por um bom motivo

Registe a sua Empresa

Crie a sua conta gratuitamente e promova os produtos da sua empresa.