Esta unidade industrial dedica-se à produção de componentes metálicos para automóveis, inserida no complexo industrial AUTOEUROPA e é composta por dois núcleos aparentemente autónomos e de cérceas iguais: 1º núcleo – duas naves e uma grande pala que incorporam armazenamento de matérias primas as diferentes secções de produção e a expedição; 2º núcleo – uma área social e técnica com dois pisos.
O espaço exterior é organizado em função das circulações de veículos, dos fluxos de matérias-primas e produtos acabados.
A proposta arquitectónica para além das condicionantes urbanísticas, de prazo, custo, e a “defesa” do conceito formal, adopta a mesma estratégia do projecto da Inapal Plásticos, que se resume no essencial na estandardização dimensional (módulo de 7mx7m) que gera o espaço, materiais pré-fabricados e pormenores-tipo para que as soluções construtivas sejam o mais possível racionalizadas.
A pesquisa centra-se na “pele” do edifício que se baseia na procura de um só material de revestimento (chapa metálica trapezoidal), que se adapta e uniformiza todas as situações de projecto. O material torna-se conceito e síntese da solução.
Explora-se a versatilidade do material quanto às diferentes aplicações e orientações, chapas estandardizadas quando é necessário encerrar; chapa cortada às fatias e fixas em forma de favo de abelha quando é necessário iluminar, sombrear e ventilar.
A linguagem da obra tem por referência a linguagem das linhas curvas do automóvel.
TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA
Projeto
Inapal Metal
Localização
Trofa, Portugal
Cliente
Inapal Metal S.A.
Arquitetura
Menos é Mais Arquitectos
Arquitetos Responsáveis
Francisco Vieira de Campos + Cristina Guedes
Colaboradores
Cristina Maximino, Vânia Maia, Nélson Cambão, Ana Matias, Luís Campos, Eduardo Leitão
Engenharia
Afaconsult
Paisagismo
Manuel Pedro Melo
Construtora
Edimarante
Mobiliário
Uniscala
Data do Projeto
Fevereiro de 2006 – Julho de 2006
Data da Construção
Abril de 2006 – Agosto 2006
Fotografias
Fernando Guerra | FG+SG
FOTOGRAFADO POR
Galeria