Infante

Os dois edifícios contíguos “Infante”, sujeitos ao projeto de reabilitação pelo atelier Meireles Arquitectos, inserem-se numa área classificada como Património Mundial pela Unesco, o que fez com a intervenção fosse cuidada, pouco Infante e cumpridora com os requisitos do programa arquitetónico da área. O exercício arquitetónico foi complexo, mas muito interessante e desafiante.

Foram estudadas as origens dos edifícios contíguos e, através de uma investigação histórica, constatou-se que os mesmos sofreram várias intervenções distintas ao longo do tempo. Apesar do interior da estrutura edificativa do empreendimento Infante apresentar um conjunto de provas que remetem a sua edificação primordial para a época medieval (paredes de alicerce nas caves e alguns elementos referentes a intervenções do séc. XV), as características arquitetónicas predominantes foram levadas a cabo no séc. XVIII.

Foram as últimas intervenções do séc. XVIII que serviram de base para a renovação que foi levada a cabo pelo atelier. Em termos programáticos pretendeu-se transformar os dois edifícios num só, constituído por vários apartamentos e uma loja.

O exterior do edifício sofreu poucas alterações: as fachadas foram reabilitadas, mantendo-se a sua traça original, com exceção de novos vãos introduzidos ao nível do rés do chão, com o intuito de conferir alguma transparência à loja, foi introduzida uma nova varanda no 5º piso e incluíram-se mansardas no vão do telhado, de forma a torná-lo habitável.

O interior do edifício foi totalmente reabilitado para se fazer cumprir o programa e garantir toda a qualidade de habitabilidade atualmente exigida. Porém, foi utilizada toda a influência das épocas passadas, refletidas em ambos os edifícios, quer no tipo de materiais usados, (predominantemente madeira), quer nos desenhos dos vãos, nos desenhos das escadas e nos desenhos das molduras que sobressaem nos tetos e paredes, estes últimos influência direta do estilo Barroco do séc. XVIII no Porto, ainda que tenham sido simplificados ao máximo o seu desenho e a sua forma.

Com uma localização de excelência, no centro histórico e próximo da Ribeira do Porto, o empreendimento Infante encontra-se no centro da atividade turística, rodeado dos principais monumentos e pontos de interesse da cidade.

LINKS
FICHA TÉCNICA

Projeto
Infante

Localização
Porto, Portugal

Arquitetura
Meireles Arquitectos

Arquitecto Responsável
Mário Miguel Meireles

Equipa
Filipa Lima; Sofia de Eça

Construtora
BGM

Fabricantes
Schindler, Velux, Bruma, Kerion, Porcelanosa, Azulima

Fotografias
João Morgado

Área
1406m²

Ano do projeto
2020

 

FOTOGRAFADO POR
Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Subscrever Newsletter

Já subscreveu a nossa newsletter?