InSound Studios

Atendendo às necessidades de dois amigos músicos, que desejavam encontrar na cidade de Lisboa, um núcleo criativo de estúdios insonorizados para profissionais da sua área de trabalho, assim como, artistas, músicos, produtores, engenheiros de som e profissionais da área do áudio.

O InSound Studios surge no espaço de um antigo armazém farmacêutico, no bairro das Olaias, em Lisboa, dispondo de 200 m2 de Área Bruta. Composto por sete estúdios de vários tamanhos, ideais para partilhar num ambiente de formato multiplayer. Sendo que 65m2 de sua área é reservada a zonas comuns e de partilha, para que o utilizador possa proceder à utilização de espaços multidisciplinares, válidos para a criação de conteúdos e de ligações profissionais.

Os problemas iniciais identificados na recepção do espaço, por se tratar de um antigo armazém, passaram pela falta de luz natural e também por ser um espaço em open-space, frio e sem qualquer característica arquitectónica relevante.

A proposta e em resposta ao programa solicitado surge, naturalmente, como se de um casulo se tratasse: escuro, acolhedor e confortável.

A cor RAL 9005 foi o veículo de toda esta proposta, sendo que o ambiente de vivência de todos os espaços comuns, instalações sanitárias e técnicas são desta cor – de como uma gruta, se tratasse.

A partir daqui a iluminação ganha forma, contornos e delimita as portas de todos os estúdios criando ambientes de exploração e descoberta. De assinalar que no centro dos espaços comuns existe uma sala, também ela de partilha que enaltece o RAL 9010 e entra em contra posição com os restantes espaços, de modo a criar uma bolsa de oxigénio em todo este antigo armazém.

Dentro de cada estúdio, apesar de os sete terem identidades semelhantes, a forma de cada um acaba por ser a mais orgânica e adaptada ao espaço existente – criando neste casulo uma personalização estúdio a estúdio.

Todos os estúdios têm o pavimento e o lambril em Valchromat preto, de modo a exercer uma continuidade dos espaços comuns, sendo as paredes revestidas por tecido respirável e o tecto  revestido a Cellenit.  Em todos os estúdios acresce uma parede de destaque, também ela revestida em Cellenit, continuamente alinhada com as placas do tecto. Para esta parede especifica, foi criado uma testa em sanca que ilumina e enaltece a parede de CellenitO.

As portas são em Afizélia encastradas numa estrutura de Valchromat que acrescenta um ar futurista a cada estúdio, juntamente com a sua ventilação.

Em termos de iluminação, destacamos o controlo RGB disponível em cada estúdio, que cria o mood de cada estúdio, sendo que esta iluminação encontra-se junto dos tubos de ventilação, reflectindo a sua luz neste material, criando ambientes únicos e energias diferentes para cada estúdio.

Para além desta iluminação, cada estúdio dispõem de uma sanca de iluminação e vários projectores adaptáveis e reguláveis que personalizam cada espaço de trabalho.

Todos os estúdios estão identificados e são acessíveis apenas por cartão magnético. São equipados com Ar condicionado, Ventilação própria, Isolamento com capacidade de resposta até os 80 DBs, Segurança com controlo de CCTV, Campainha Visual, Iluminação ambiente com cores personalizáveis através do espectro RGB, estando as sete salas interligadas por áudio e rede, sendo assim possível partilhar conteúdo através da rede interna e protegida disponível no local.

Assim, neste espaço pretende-se reunir uma comunidade, em constante expansão, de músicos, artistas, videomakers, beatmakers, parceiros de áudio e outros serviços relevantes para qualquer profissional que se queira expandir e profissionalizar nesta indústria. Tudo adaptado às necessidades exigentes e construído sobre esse intuito.

O espaço convida a sintonizar na mesma frequência as pessoas desta área profissional, através das luzes, das cores, do som e da privacidade do safe space. Tudo pensado como se tratasse de um casulo sónico onde se está entre iguais.

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

Projeto

InSound Studios 🔗

 

Localização

R. Manuel dos Santos 17 A, 1900-317 Lisboa

 

Promotor

InSound_Studios 🔗

 

Arquitetura

entre_campos 🔗

Fotografias

João Bessone

 

Director de Projecto

Daniel Campos

 

Especialidades

Arda Studios; Acribia; WA Engenharia

 

Iluminação

Visual Stimuli

 

Área

200 m2

 

Ano

2020 – 2022

Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Registe a sua Empresa

Crie a sua conta gratuitamente e promova os produtos da sua empresa.