Instituto CUF

Categorias: hospitais

A concepção dos médicos que iniciaram o processo – Ricardo Campos Costa e Valério Leite – era clarividente: “Construir uma referência. Edifício e conceito de serviço.”

A experiência ensinava que para este tipo de programa há dois aspectos essenciais a que o edifício tem que dar resposta – flexibilidade, para abarcar as constantes reformulações da organização interna, no decurso do projecto, da obra e da vida do edifício; e capacidade de adequação, nestes processos de reorganização, ao cumprimento da normativa vigente, fundamentalmente no que respeita à segurança.

Desenvolveu-se assim uma planta rectangular regular com um núcleo central que concentra – a única caixa de escada enclausurada, os núcleos de circulação vertical, as instalações sanitárias comuns e os ductos principais das infra-estruturas – promovendo a separação entre circulação de serviço e público. E um passadiço envolvente do edifício, com duas escadas exteriores, para onde se abrem, agora ou em qualquer outro tempo, as saídas de emergência necessárias.

Interioriza-se o serviço, ganhando-se para os utentes, em circulação ou espera, os espaços abertos para o exterior, o que atribuí uma outra escala ao edifício.

Desenha-se um sistema de sombreamento, com cor estudada por Ângelo de Sousa, que proteja da insolação excessiva os extensos envidraçados e que apenas se torna presente desde pontos de vista mais próximos, resultando uma imagem unitária e leve para um programa construído que, por definição e em oposição, é invulgarmente denso.

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA
Projeto

Instituto CUF

Localização
Rua Fonte das Sete Bicas • Senhora da Hora • Matosinhos

Promotor/ Proprietário
José de Mello • Saúde

Arquitetura

Carlos Prata + Nuno Barbosa


Colaboração

Sara Almeida, João Figueiroa, Gisela Lameira, Rodrigo Coelho, Filipa Pinto Basto, Joana Mendes e Gonçalo Silvano

Estudo da cor exterior

Ângelo de Sousa

Fundações e Estruturas

GEG , Gabinete de Estruturas e Geotecnia, Lda

Instalações e Equipamentos Eléctricos, Instalações de Segurança, Sistema Estruturado de Cablagem, Sistema de Gestão Técnica Centralizada, Instalação de Equipamentos Mecânicos

AVAC

Instalação de Gases Medicinais e Vácuo, Instalações de Ar  Comprimido, Instalações de Gás e Instalações de Telecomunicações
Rodrigues Gomes & Associados, Consultores de Engenharia, S.A

Instalações Hidráulicas

Diogo Alpendurada Engenharia Unipessoal, Lda

Acústica

Inacoustics

Arranjos Exteriores

Geopeia, Gabinete de Ordenamento Paisagístico e Impacte Ambiental, Lda

Data do Projecto

2001-2005

Data da Construção

2005.2007

Construção

Empreiteiros Casais S.A.

Área Bruta

22 365 m2

Área Útil

19 683 m2


Fotografia

Luís Ferreira Alves

Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Biblioteca BIM Leca ®

»