Jardim Particular . Carnaxide

Categorias: Paisagista

A presente proposta pretende destacar e distinguir quatro grandes áreas que se integram entre si:

– Zona de Enquadramento com uma horta ajardinada;

Um patamar que permite usufruir o espaço com canteiros de aromáticas para despertar os sentidos olfactivos e visuais ou mesmo para fins culinários.

– Zona de Proteção/Barreira –  “Mata”;

Uma área que apresenta uma plantação mais orgânica com várias pontuações arbóreas autóctones – Pinheiros, Azinheiras, Ciprestes, etc.

– Zona de estadia da piscina com uma zona de barbecue;

A zona de estadia que se estende com uma área de deck e um relvado, tendo ainda uma zona de barbecue integrada no muro de contenção. Uma solução pensada para minimizar a área a impermeabilizar. Será ainda colocada uma estrutura em madeira, tipo pérgola para permitir usufruir do espaço com sombra.

 

– Pomar com uma área específica para cães – “parque canino”.

A restante área apresenta uma intervenção mais natural, com o revestimento de um prado florido e uma zona de pomar, onde existe a formalização em quadrícula das árvores de fruto – Limoeiro; Laranjeira, Tangerineira, Amendoeira e Ameixeira

Os limites “construídos” do terreno implantam-se no seguimento dos muros limítrofes, acompanhando os alinhamentos do passeio público e a respeitar as larguras de segurança da via pública, no limite poente e nascente respetivamente. Os muros são em alvenaria rebocada e pintados com a cor igual à existente e com uma variável entre 1,20 m e 2.20m de altura.

Relativamente à modelação do terreno para conseguir criar áreas de estadia funcionais e confortáveis, desnivelou-se o terreno em duas plataformas, nas quais são suportadas por um muro de betão. Muro este, que vai ao longo da extensão do lote perdendo a sua altura e expressão de forma a integrar-se no terreno.

No que diz respeito a pavimentos, temos circuitos marcados com pavimentos semi-permeáveis, como o pavimento em gravilha com inerte e em deck, bem como percursos mais orgânicos delineados com lajetas de betão pré-fabricadas.

 

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

Projecto de Arquitectura Paisagista

Marta Malheiro e Maria João Próspero

 

 

Fotografia

Marta Malheiro

João Lopes Cardoso

 

Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Vulcano

O parceiro certo para um apoio total

Dekton by Cosentino

Projetos sem limites