Jean Jaurès

Categorias: Multifamiliar

O projeto “Jean Jaures” surge da necessidade em resolver uma parcela com uma construção devoluta. Criar um conjunto de habitação coletiva com uma identidade própria, por ser um eixo de passagem importante da cidade e assim permitir no panorama desta vila da “periferia Parisiense” situar um edifício modestamente arrojado, esse foi o ponto de partida. O conceito do projeto passou por criar um volume articulado em forma de “L” criando uma confrontação com os arruamentos “a rua Jean Jaures e a rua Jules Ferry”, numa procura de integração na malha urbana e de potenciar  uma ligação volumétrica com os edifícios contíguos.

A volumetria é marcada pelas varandas suspensas, que culminam no ângulo entre os dois arruamentos. Estes elementos de composição foram trabalhados para assumirem e recriarem um caracter urbano mais denso e dimensionado de acordo com o caracter da rua Jean Jaures. Na rua Jules Ferry, caracterizada pelas habitações unifamiliares em banda,  uma decomposição volumétrica, com volumes menos densos, marcados pelas “caixas e pergolas de entrada”, criando volumetrias trabalhadas, de escala reduzida, permitindo uma ligação com a zona envolvente. A opção de recuar o edifício, permitiu a criação de jardins sobre a rua, uma “frente verde” .
O reboco cinzento como fundo, permitiu aos volumes das varandas brancos de sobressaírem e o tipo de guardas, uma opção fundamental na composição das fachadas, por serem  transparentes, reforçam as linhas do edifício. A vegetação, os gradeamentos, de desenho simples fundamentam a escolha de simplificar  o desenho.

LINKS
FICHA TÉCNICA
Nome do Projeto
Jean Jaures

Local
Romainville, França

Arquitectura
Oggostudioarchitects | Julien Gomes, Arq.

Equipa de Projecto
Julien Gomes, Arq./Sandra Pinto, Arq./Sara Pereira, Arq./Leonor Montenegro, Arq.

Engenharia

Itib sud ingénierie

Cliente
Duo Group

Empreiteiro
Mt Corporation

Uso
Habitação colectiva

Área
1475.00 m2

Ano de construção

2017

Fotografia
João Morgado

Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Workshop . Lisboa

Como Vender o Que Não Se Vê

Isopan

Apresentamos a Esquadria Perfeita