Joalharia e Atelier Juliana Bezerra

MEMÓRIA DESCRITIVA 
No projecto Joalharia e Atelier Juliana Bezerra, a intervenção centrou-se nos interiores e fachada de um espaço outrora descaracterizado e segmentado.

A componente artística foi essencial e preponderante para a resolução deste desafio proposto pelo cliente; no qual se teve de criar e albergar zonas distintas (comercial e de oficina/atelier) que comunicassem e fluíssem naturalmente no mesmo espaço.

O “universo” da joalheira Juliana Bezerra serviu de mote para o desenvolvimento de todo o processo criativo.

Inspirámos-nos na botânica e no naturalismo, nos elementos que recolhe diretamente da origem, transpondo-os para as suas peças orgânicas e irregulares. A escolha dos materiais assentou nessa mesma irregularidade, daí a sua inerente artesania (revestimentos em terracota algarvia e azulejos das instalações sanitárias e cozinha). A paleta de cores escolhida para os azulejos artesanais remetem aos trabalhos de pintura do século XIX dos impressionistas franceses e nas paisagens de Giverny.

Nos jardins de Inverno e nas estufas dos séc. XVIII e XIX; recorremos à arquitetura do ferro com estruturas envidraçadas, que serviram para delimitar os espaços, sem os encerrar, conferindo transparência e leveza, ao mesmo tempo que permitem a entrada de luz num espaço com muito pouca iluminação natural.

Tentou-se criar uma atmosfera bucólica inspirada nas naturezas mortas e nos ateliers dos artistas do final do séc. XIX com os cavaletes e estiradores em madeira despojados de acabamentos, os bustos, os bancos altos as floreiras tão presentes nestes ambientes.
A figura feminina sempre presente como elemento trasversal nas diferentes épocas – bustos (deusas + guerreiras + revisitadas no séc. XIX). O empoderamento da Mulher como elo de ligação; força vs delicadeza.

Como “peça única” desenvolvemos um painel de azulejos localizado à entrada do espaço comercial.
Produzido numa fábrica centenária portuguesa, conta a história e percurso das criações e inspirações da Juliana… simbologia, história da marca com desenho das peças mais icónicas. Pensado a partir do zero pela equipa da Skike em colaboração com a fábrica. Inteiramente desenhado (à escala) e ilustrado à mão por Rita Mongiardim. As cores usadas foram trabalhadas numa combinação única, honrando e celebrando as Artes e as Artes Decorativas Portuguesas.
Foram também escolhidas algumas peças de artistas portuguesas na área da escultura e cerâmica, introduzidas no espaço como elementos que conversam com a estética criada.

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

Projeto
Joalharia e Atelier Juliana Bezerra

Localização
Restelo, Lisboa, Portugal

Design de Interiores
Skike Design

Autora
Rita Mongiardim

Área Construção
197 m2

Área Útil
165 m2

Número de Pisos
2

Distribuição das divisões
Piso 1
Piso -1

Data do projecto
2020

VÍDEOS
Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE