L 3 a p a r t

Categorias: Interiores

O mestre disse “Quem é fiel no pouco também é fiel no muito e quem é desonesto no pouco também é desonesto no muito”. (Lc 16:10).

Moralidade à parte, as ilustrações reconciliam-me com as minhas opções. Respaldam-me a convicção de que o volume da encomenda não é um determinante nem um qualificativo.

Um pequeno trabalho de arquitetura é um convite à rotina do treino, ao aperfeiçoamento dos movimentos, ao exercício da musculatura criativa, ao reforço das aptidões técnicas.

Trata-se da renovação de um apartamento de 100m²  dos finais dos anos 80, retalhado em 11 divisões separadas por portas: hall de entrada, corredor, 3 quartos (e apenas 1 armário roupeiro), 2 sanitários (um deles privativo), dispensa, cozinha, lavandaria e sala de estar/jantar – demasiado!

Retomamos a ideia da flexibilidade e do espaço contínuo e propusemos:

  1. Unificar os espaços sociais e de circulação (cozinha, sala e espaço de distribuição).

  2. Retirar as portas, rodapés e molduras de madeira e gesso. Demolir paredes e o cerâmico do pavimento.

  3. Dividir visualmente a cozinha da sala com a interposição de um armário que concentra arrumação, frigorífico, forno e micro-ondas.

  4. Manter os 3 quartos, dotando cada um com armários, introduzindo portas de correr no interior de perfil das paredes (uma vez abertas tornam o espaço contínuo).

  5. Dividir de forma salomónica os espaços de banho, mantendo um deles acessível apenas pelo quarto principal.

  6. Moldar os tetos para que em continuidade com as paredes configurassem a individualidade de cada uso no espaço contínuo.

Elegemos o branco.

Branco é o gesso dos tetos e paredes. De branco se esmaltaram os planos e prismas das carpintarias (as incisões e saliências fizemos em Pau Cetim). Gelidamente branco é o revestimento em Corian da cozinha. Metamorficamente branco manchado de ferro são os revestimentos de pavimentos e paredes na lavandaria, cozinha e sanitários. Apenas uma concessão – um soalho de carvalho.

 

 

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

projeto

L 3 a p a r t

renovação de interiores

 
localização
Trofa
 
arquitetura
NOARQ – arq. Jose Carlos Nunes Oliveira
colaboradores
arq. Sara Bitossi; arq. Juliana Sampaio
construtores
Martins Carpintaria; Manuel Fernando Costa e Silva; Jorge Teixeira; Manuel dos Santos; Caixansel – Manuel Anselmo; Cozimoreira – Tiago Moreira.
 
área de intervenção
98 m2
fotografia
Arménio Teixeira
Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

BMI Portugal

Garantimos soluções eficientes para coberturas  

MOON

A única placa de comando em cerâmica.