Loja Claus Porto em Lisboa

Categorias: Lojas

A Claus Porto é uma marca portuguesa de fragrâncias cuja herança de 130 anos se procurou invocar no projeto da primeira loja exclusiva da marca no centro de Lisboa.

Um património constituído não só pelo importante espólio físico, mas também pelo património intangível, relacionado com o estatuto e o valor simbólico dos objetos. Perante a relevância da componente visual dos produtos, o desenho da loja procurou ser minimal mas sensível, de forma a realçar e complementar a forte identidade da marca. Um lugar inclusivo, elegante e cosmopolita, mas também um lugar de forte apelo sensorial.

O interior da loja pré-existente era constituído por dois espaços a cotas diferentes, unidos por uma caixa de escadas, ambos com acesso direto ao exterior a partir de ruas diferentes. O espaço com entrada pela Rua da Misericórdia foi, durante anos, ocupado por uma farmácia, da qual herdou as paredes revestidas com vitrinas de madeira e o tecto de estuque branco com motivos geométricos e vegetais.

A proposta para este espaço baseou-se sobretudo na preservação e restauro das estruturas existentes, de modo valorizar a pré-existência e adaptá-la às novas circunstâncias. No centro da sala, uma única peça caracteriza a intervenção e define o espaço: um balcão em latão polido que reflete a envolvente, permitindo uma circulação fluida e um uso livre do espaço.

Na transição para a caixa de escadas, uma pequena câmara intermédia funciona como espaço museológico, onde se expõe uma seleção de artefatos e relíquias dentro de uma caixa/arquivo em latão polido e pau santo. A partir deste espaço, a escada em mármore dá acesso à sala do piso -1, voltada à Rua das Gáveas. Esta segunda sala inclui um espaço de consulta personalizada e barbearia, um espaço de arquivo e uma zona de estar. O espaço é percorrido por uma guia perimetral em latão que define no interior das paredes um nicho linear onde são expostos os produtos Musgo Real. Abaixo desta linha desenvolvem-se os diferentes tipos de móveis de arquivo que caracterizam o espaço: um extenso armário de gavetas em madeira de riga velha, uma gaveta contínua na zona de barbearia e, na parede oposta, sob uma instalação de Joana Astolfi, um móvel arquivador flexível (com um lava-mãos, um mini-bar ou um leitor de vinil incorporados, entre outras valências) que apoia e caracteriza a zona de estar.

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

Projeto
Loja Claus Porto

Localização
Lisboa, Portugal

Área
85.0 m2

Ano do projeto
2016 

Arquitetos
João Mendes Ribeiro

Arquiteto Responsavel
João Mendes Ribeiro

Equipa
Catarina Fortuna, Joana Brandão (coord. de projeto e de obra). Ana Maria Feijão, Filipe Catarino, Pedro Teixeira 

Instalação e Montra
Joana Astolfi

Direção Artística
Anne-Margreet Honing

Instalações Eléctricas e Telecomunicações 
Diogo Correia Duro (Raul Serafim & Associados)

Instalações Mecânicas
Bruno Henriques (Raul Serafim & Associados)

Segurança
Maria da Luz Santiago (Raul Serafim & Associados) 

Construtor
Cosmaral

Fotografias
José Campos

Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE