Lordelo do Ouro

CONCEITO     

A proposta para a requalificação do espaço público Lordelo do Ouro aposta na reabilitação do ambiente urbano deste território, potenciando a identidade e imagem urbana, na proteção da natureza, seja flora, fauna, seja o ciclo da água e o seu curso natural, na valorização dos percursos pedonais, procurando potenciar ao máximo o uso e funcionalidade dos espaços públicos aqui presentes.
Para além disto, a proposta baseia-se num conceito de espaço multifuncional e com um carácter diversificado, procurando aglutinar no seu espaço físico um conjunto variado de segmentos vocacionais, materiais e imateriais, que têm em vista satisfazer os moradores desta “nova” zona que se ergue, reconhecendo diferentes gerações e diferentes profissões e culturas, sem nunca negligenciar a sua localização estratégica na freguesia e na cidade. Este conceito tem como base três premissas de desenvolvimento fundamentais: a Estrutura, o Carácter e os Catalisadores Sociais.

 

ESTRUTURA

Para o desenvolvimento de uma proposta duradoura foi necessário criar uma estrutura robusta e consolidada capaz de estabelecer uma rede de circulação coerente e ao mesmo tempo definir a organização espacial de toda a área de trabalho. Para além desta estratégia se destacar por conseguir ordenar os acessos viários e pedonais é também determinante enquanto elemento que articula e aproxima os dois Bairros.

 

CARÁCTER

A renaturalização da Ribeira da Granja assume um papel crucial na proposta definindo assim três ambientes distintos: os dois bairros, centrados nas necessidades quotidianas dos seus moradores e a Ribeira da Granja com o seu carácter natural. Ao revitalizar a zona central da área de trabalho, cria-se um corredor húmido com uma identidade sui generis. Este corredor tem a capacidade de estender para além da área de trabalho fazendo parte de uma rede contínua de galerias de água que virão no futuro percorrer a cidade do Porto.

 

CATALISADORES SOCIAIS

A ativação dos dois bairros surge neste conceito através de uma concentração forte de programas atrativos e saudáveis em cada um dos bairros. O programa contempla a prática de desporto, jogos e parques infantis, praças multi-usos e hortas urbanas. Estas zonas dinâmicas são complementadas com zonas de estadia calmas e tranquilas ao longo da Ribeira da Granja, criando assim uma programa completo com capacidade de atrair as diversas gerações que aqui habitam.

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

Projeto
Lordelo do Ouro

Localização
Porto, Portugal

Autoria

Atelier BAUM

Coordenação

Horizonte

Imagens

Atelier BAUM

Ano
2021

Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Subscrever Newsletter

Já subscreveu a nossa newsletter?