Este projecto visava a remodelação de um apartamento T3 projectado e construído nos anos 60 e que se enco nutrava num estado de degradação já considerável.
Uma das principais premissas para a remodelação deste apartamento prendeu-se com a necessidade de manter o número de quarto existentes, sendo que um deles era de pequenas dimenssões e por outro lado trabalhar com um budget muito escaço.
Analisadas estas duas questões primordiais, optamos entao por manter intactas três divisões do apartamento, os dois maiores quartos e o WC que servia a zona dos quarto, espaços que não sofreram grandes alterações, peso embora o WC tenha sido totalmente remodelado, mas sendo mantia a sua organização. Todos os restantes espaços foram trabalhados por forma a que por um lado fosse possível aumentar um pouco a área do quarto mais pequeno e por outro lado criar um outro wc de maior dimenssão que serviço quer os quartos por um lado, quer a zona mais pública do apartamento. Foi igualmente necessário criar uma zona para colocar uma máquina de lavar, espaço esse que ficou inserido no WC de serviço num armário onde se encontram alguns dos equipamentos técnicos necessários num apartamento deste tipo. Para além desta alteração toda a zona social foi aberta, tornando-se num espaço mais amplo e mais acolhedor. Optamos por abrir a cozinha para a sala e trabalhar estes espaços de uma forma mais arrujada, procurando que a cozinha fosse um espaço de convívio e totalmente casado com o espaço destinado à sala.
Todas as opções ao nível dos materiais e da recuperação ou não de alguns elementos já existentes na habitação, foram sempre decididos com base nas premissas iniciais, permitindo-nos hoje ter um apartamento onde será certamente muito mais agradável viver e conviver.
Localização
Porto, Portugal
Projecto
2015
Obra
2015
Arquitectura
ANSCAM – Arq. Nuno Costa
Construção
Archiplus
Fotografia
Lyft Studio – Tiago Costa