MAAT

MAAT é um museu voltado para o exterior localizado às margens do Tejo, em Belém, distrito de onde os grandes exploradores portugueses partiram. Propondo uma nova relação com o rio e o resto do mundo, o Kunsthalle é um edifício poderoso e sensível que explora a convergência de arte contemporânea, arquitetura e tecnologia.

O novo edifício é a peça central do masterplan da Fundação EDP para um campus de artes que inclui a estação de energia Central Tejo.

Compondo a estrutura na paisagem, o Kunsthalle é projetado para permitir que os visitantes caminhem sobre, sob e através do edifício que fica debaixo de um arco suavemente expresso – uma das formas mais antigas da arquitetura ocidental.

A coberta se torna um espaço ao ar livre, uma reconexão física e conceitual do rio com o coração da cidade – onde os visitantes podem afastar-se do rio e desfrutar da vista da paisagem urbana e, à noite, assistir a um filme com Lisboa como plano de fundo.

Abaixo, os espaços de exposição são extensões do domínio público, onde fluem lugares interligados para experiências e interações na intersecção das três disciplinas. Estes espaços complementam as galerias do edifício Central Tejo.

Com base na rica tradição de artesanatos e cerâmica de Portugal, a crepitação tridimensional de azulejos articulam a fachada e produzem uma superfície complexa que dá leituras mutáveis da água, luz e sombra.

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

Projeto

MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia

 

Localização

Lisboa, Portugal

 

e

Fundação Energias de Portugal (EDP)

 

 

Arquitetura

AL_A

 

Autora

Amanda Levete

 

Arquitetos Locais

Aires Mateus

 

Engenharia

AFACONSULT

 

Fabricantes

Ceràmica Cumella, panoramah!®

Technical System Developer and Tiles Installer

Disset

 

Área do Terreno

9,430m²

 

Ano do projeto

2016

 

Fotografias

Francisco Nogueira, Hufton + Crow, Paulo Coelho

Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Vulcano

O parceiro certo para um apoio total

MOON

A única placa de comando em cerâmica.