Mercado Municipal de Abrantes

Categorias: Lojas

O Mercado Municipal de Abrantes localiza-se na transição para o centro histórico, no espaço das antigas oficinas da Rodoviária do Tejo, cujo avançado estado de ruína recomendou a sua total demolição. Trata-se de um lote urbano situado entre duas ruas a cotas diferentes: em baixo (a poente) o Largo do Tribunal, e em cima a nascente, a rua Nossa Senhora da Conceição. É um lote extraordinariamente estreito para o programa em causa, que marca decisivamente o projeto desenhado.

Programaticamente sugeria-se a importância de proceder à ligação dessas ruas, criando um caminho ascendente em direção ao Museu Ibérico de Arqueologia e Arte, que se pretende construir no Convento de S. Domingos implantado na cota mais alta da cidade. Adicionalmente, uma leitura do local revelou a importância de refletir sobre o impacto deste novo edifício no seio do casario envolvente, heterogéneo na qualidade arquitetónica e nos tempos de construção, mas também de escala consideravelmente menor, quando observado a partir de poente.

Do ponto de vista tipológico, um mercado é um edifício onde a ideia de espaço público é levada ao extremo. No limite, como ainda acontece em diversas civilizações, o mercado acontece na própria rua onde os comerciantes vendem a quem passa os seus produtos em bancas e coberturas improvisadas, numa diluição ou coincidência total do espaço ‘mercado’ no espaço urbano.

O novo Mercado de Abrantes é simultaneamente edifício e rua. Através dele passa-se de uma rua para outra, seja de forma directa através da escada que se abre no limite norte, ou deambulando entre bancas e a escada em espiral situada no limite sul. No fundo, trata-se fundamentalmente de uma rua conformada e coberta por uma casca de concreto aparente pintada a branco.

No coroamento do edifício dois volumes captam a luz solar que flui para aos pisos inferiores através de aberturas nas lajes dos vários andares, iluminando suavemente os espaços, sublinhando a textura do concreto e marcando a cadência temporal dos dias.

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

Projeto

Mercado Municipal de Abrantes

 

Localização
Abrantes, Portugal

 

Dono da Obra
Câmara Municipal de Abrantes

 

Arquitetos
ARX Portugal
Equipa de Projeto
José Mateus e Nuno Mateus c/ Ricardo Guerreiro, Fábio Cortês, Ana Fontes, Bruno Martins, Filipe Cardoso, João Dantas, Marc Anguill, Sofia Raposo, Miguel Torres
Área
1280.0 m²
Especialidades
Energia Técnica; SAFRE

 

Ano do projeto
2015
 
Fotografias
Fernando Guerra | FG+SG

 

Vídeo
Building Pictures
FOTOGRAFADO POR
Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Subscrever Newsletter

Já subscreveu a nossa newsletter?