Minas da Urgeiriça

As Minas da Urgeiriça abriram em Canas de Senhorim, Nelas, Portugal, no início do séc. XX, quando foram descobertos jazigos de urânio na região, uma das mais antigas do mundo.

As condições de trabalho eram particularmente duras, em péssimas condições de humidade, e os trabalhadores respiravam poeiras de partículas radioactivas em suspensão que existiam.

O presente programa previa a requalificação ambiental da Antiga Área Industrial da Urgeiriça e, em simultâneo, a sua conversão num lugar próprio de testemunho da anterior actividade mineira com condições para ser criado um centro interpretativo, de estudos e de investigação na área da radioatividade e da história das minas.

Nesse desígnio, requeriam-se dois objetivos complementares: um de carácter ambiental, a descontaminação química e radiológica do conjunto dos edifícios e equipamentos; e outro, a conservação e valorização da arquitectura industrial.

O caminho foi o de recuperar e reabilitar, nomeadamente, os edifícios da Oficina de Tratamento Químico (OTQ), de Britagem e do Passadiço, junto com os apparatus de trabalho da transformação e tratamento do urânio, recuando-se à época da sua construção e invenções; e, em simultâneo, operar a sua transformação funcional.

O projecto consistiu em destapar as paredes e coberturas das edificações industriais para revelar a estrutura portante e a rede de infra-estruturas, que as constituem, e as máquinas, os engenhos e os mecanismos performativos que nelas habitam, à semelhança de dissecar um corpo, e deixar à mostra a sua organização. A seguir houve que providenciar um invólucro, que funcionasse como uma armadura de protecção, que servisse para filtrar a luz de fora mas que deixasse respirar os interiores.

Esse invólucro destaca-se pelos conjuntos de faixas de lamelas de cor preta que dobram a luz no exterior, enquanto a porção que trespassa os seus intervalos imprime nos espaços e nos objectos uma certa atmosfera de silêncio que desperta emoção.

A arquitectura sobressai na paisagem – de dia, negra e pesada, de noite, leve e diáfana: Assim, temos de recordar-nos de que se nos impressiona a ideia do mundo constituído de átomos sem peso é porque temos a experiência do peso das coisas; …
Italo Calvino “Seis Propostas para o Próximo Milénio”

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

Projeto
Minas da Urgeiriça

Cliente
EDM

Localização
Urgeiriça, Nelas, Portugal

Arquitetura
Orgânica Arquitectura

Fotografias
© do mal o menos – Eduardo Nascimento

Área
3500 m²

Ano
2015 – 2020

Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

3DHR Multimédia

Desenvolvemos projetos em 3D para arquitetura e design interiores

Margres Architecture Award

Saber mais »