Monte das Obras

Translator

 

 

O projeto do Monte das Obras consiste na conversão da antiga residência operária da Companhia Agrícola da Barrosinha num estabelecimento hoteleiro. Localizada num local privilegiado, a intervenção pretende destacar o elevado interesse arquitetónico das construções preexistentes, com a ampliação totalmente inserida na paisagem e procurando, assim, não competir com as suas volumetrias. O resultado não só enriquece a vasta paisagem da Herdade da Barrosinha, como também se torna como um marco de atração turística, promovendo a reflexão sobre uma coexistência, ao reforçar um elo diplomático entre a arquitetura vernacular e a contemporânea.

O processo de seleção dos edifícios a serem demolidos foi minucioso, a análise do terreno teve em consideração, não só as mais cuidadas avaliações técnicas urbanísticas inerentes a uma operação com esta tipologia, mas também uma profunda avaliação emocional no domínio da essência da memória do lugar.
A reinterpretação dos espaços existentes, com base na estrutura vernacular da casa alentejana, propõe a transformação em quartos, com uma expansão cuidadosa para atender aos requisitos do projeto.

Com a integração de diferentes elementos, o hotel contará com 100 quartos, sendo que 81 serão construídos de raíz e os restantes adaptados de espaços pré-existentes, além de uma variedade de instalações adicionais, como SPA, restaurante, bar, lobby, piscinas interior e exterior, salas de eventos e multiusos. Este conjunto de comodidades visa tornar o hotel operacional durante todo o ano, oferecendo uma experiência completa aos hóspedes.

A expansão do Monte das Obras foi planeada com o intuito de minimizar qualquer impacto na paisagem circundante, garantindo que a extraordinária construção existente continue sendo o elemento principal. Três espaços exteriores estratégicos foram propostos, proporcionando áreas de convívio distintas e complementares.

Além dos 100 quartos no edifício principal, serão oferecidos 10 estúdios intimistas para aqueles que buscam uma experiência exclusiva mais próxima da natureza. Adicionalmente, estas “wood cabins”, localizadas a uma distância máxima de 800 metros, oferecerão uma experiência isolada, enquanto desfrutam dos serviços do hotel.

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

Translator

 

Translator

 

Translator

 

Projeto
Hoso

Localização
Barrosinha, Alcácer do Sal, Portugal

Arquitetura 
OODA + MASSLAB

Engenharia
AdF

Paisagismo
P4

Imagens 3D

Tipo
Hotel
Concurso, 1º Lugar

Área
12.900 m2

Data projeto
2023 – 2024

Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Biblioteca BIM Leca ®

»