Monte Santo Isidro JP

O Monte Santo Isidro, em Samora Correia, exibe as fachadas recuperadas, inseridas no contexto arquitectónico e estético das casas rurais da região, embora com um toque contemporâneo. Já no interior renovado, predominam materiais sustentáveis em harmonia com a ruralidade da região e uma simples, mas eficaz, paleta de cores.

O exterior, com a sua traça típica em arcadas, apresenta um corpo discreto criado para desanuviar a similitude existente, mas que se funde com o conjunto sem quebrar a harmonia; uma ligação em vidro minimalista surge entre a casa principal e o anexo/sala de petiscos.

Para esta reabilitação total o esquema funcional é repensado por completo de forma a permitir uma vivência mais prática em que a complexidade dos interiores dá lugar a espaços que visam optimizar a rotina. Para alcançar este objectivo, alterar a disposição das divisões revelou-se fundamental com a zona social a transitar para uma antiga área de quartos e as instalações sanitárias a ocuparem um espaço onde existiram salas e cozinha.

A lareira aberta, tanto para a sala de estar como para a sala de jantar, estabelece uma ligação visual deste espaço multifunções, uma percepção agradável de conforto, aconchego e uma dinâmica de convívio mais positiva.

As carpintarias são um elemento típico e indispensável numa casa rural e, neste caso, foi utilizado o mesmo tom verde original nas madeiras, cor que se destaca no interior entre os tons neutros predominantes.

Além da madeira, a pedra mármore lioz e o azulejo artesanal protagonizam efeitos visuais distintos, mas harmoniosos.

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA
Projeto
Localização
Samora Correia, Benavente, Portugal
Cliente
Privado
Arquitetura
Arquitecto responsável
João Tiago Aguiar

Equipa
Rúben Mateus, Maria Sousa Otto, Susana Luís, Samanta Cardoso de Menezes, Diogo Romão, Arianna Camozzi, Nuno Sequeira, Francisco Barosa, Rita Cardoso Lemos, Renata Vieira.

Construtor
ABDC

Marcas / Produtos
CIN – Tintas
PADIMAT – Sanitários, torneiras e acessórios
U-DECK – Pavimento madeira de carvalho
GLS2 CARPINTARIA – Carpintarias
MATIERRA/SANTO BANHO – Azulejo tradicional & terracota
CLIMAR – Iluminação
SOSOARES – Caixilharias
Software
Autodesk – Autocad
Microsoft – Excel
Microsoft – Word
Fotografia

Área de intervenção
1300m2

Área de construção
450m2

Ano de conclusão
2022
Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE