Moradia Alameda

A “moradia alameda” é uma casa privada nos arredores de Sintra. Situa-se num lote de onde se pode apreciar a vista da serra de Sintra e o mar de Cascais. O lote tem uma área de 1260 metros quadrados com uma área destinada a construção de 248 metros quadrados. O plano é orientado norte-sul, mas a construção é desenvolvida em três níveis, o primeiro e o segundo andar a ser habitados, o piso do subsolo é projetado como uma garagem com cinco lugares de garagem, lavandaria, arrecadação e uma adega. O piso térreo é dedicado à sala de jantar com a cozinha, a sala de estar, um lavabo e um quarto de hóspedes, enquanto o andar de cima é dedicado à área de dormir com três suítes com instalação sanitária e vestiário. Os diferentes níveis são conectados por uma escada leve, com degraus de madeira soltos apoiados por estrutura metálica, em um único espaço aberto e com iluminação zenital. Nesta área, um jardim interior recebe os hóspedes da família.

 

A paleta de materiais utilizada é minimizada procurando simplificar a linguagem arquitetónica para aprimorar totalmente o conceito, mas sem sacrificar a funcionalidade e adequação do selecionado. A pedra local torna-se o protagonista, como se pode encontrar na parede da escada conectando com o pavimento de madeira. No exterior a cor branca caracteriza os volumes, em contraste com o relvado e a imensa piscina que ordena o terreno.

 

Todos os espaços exteriores são articulados pelos da habitação, mesmo com a ligação das oliveiras, tornando o ambiente contínuo, com elevado conforto e habitabilidade.

Galeria
TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

Projeto

Moradia Alameda

 

Localização

Sintra

 

Arquitetura

núcleo b arquitetos

arq. Susana Batista

arq. Ana Cartaxo

 

Ano

2019

 

Fotografias

Pedro Francisco

projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Vulcano

O parceiro certo para um apoio total

Tectum PRO

Sistemas Construtivos Cobert