Moradia Clemente 

A moradia Clemente situa-se num lote de terreno localizado na Quinta da Estrela, Caparica – Almada e está orientada no sentido longitudinal do terreno na direção Nascente / Poente.

O piso térreo é constituído por um generoso hall de entrada com casa de banho social, corredor de acesso à sala Comum e cozinha em plano aberto com a sala de estar.

Existe neste piso um escritório adaptado a pessoas com mobilidade reduzida e que pode ser convertido num quarto.

O piso superior é composto por uma suite com casa de banho privativa e closet, dois quartos e uma casa de banho social.

A orientação dos quartos principais a Sul/Nascente permite o acesso a uma varanda sobre a piscina. O quarto das visitas, está orientado a Nascente e terá acesso a um terraço privativo com um espaço de contemplação para uma Oliveira.

A arquitetura é composta por dois volumes paralelepipédicos sobrepostos no sentido longitudinal do terreno de conceção racionalista. A conceção arquitetónica de formas geométricas simples, prende-se com a necessidade de conceber uma arquitetura de formas abstratas com configurações simples, regulares, simétricas, fechadas e equilibradas, em vez de formas complexas, confusas e fragmentadas.

Os princípios arquitetónicos adotados ligam-se às leis de agrupamento, da continuidade, da semelhança, da proximidade e da relatividade, situadas dentro das respostas visuais e percetivas imediatas, no sentido de proporcionar estímulos com um mínimo de meios e de esforços. As formas mais simples, mais regulares e platónicas como: as planas – círculo, quadrado, triângulo e equilátero; as volumétricas – esfera, cubo, tetraedro e icosaedro, são as mais resistentes a qualquer mudança física devido à sua simplicidade estrutural porque se fixam nos padrões geométricos percetivos primários.

Acreditamos que  a arquitetura da Casa Clemente será pela sua simplicidade formal uma arquitetura intemporal que permanecerá atual durante muitos anos.

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

PROJETO

Moradia Clemente

LOCALIZAÇÃO

Quinta da Estrela, Almada

ARQUITETURA

Nuno Ladeiro / Carmo Branco

COLABORADORES

Barbara Raimundo / Pedro Fernandes / Dominika Wodeńko

ANO

Em desenvolvimento

VÍDEOS
Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Biblioteca BIM Leca ®

»