Moradia H&G

Moradia H&G – Um terreno excecionalmente diversificado permite, pelas plataformas existentes e pela riqueza em flora, promover um enquadramento romântico, com princípios e alinhamentos clássicos, que organizarão todo este espaço em torno da moradia, deixando a zona de arborização selvagem e mais intensiva, no seu aspeto mais providencial e natural possível.

O desnível entre a plataforma superior e inferior do terreno foi o principal motivo, a partir do qual foi definida a implantação da moradia.

Não menos importantes, a orientação solar e vizinhança, obrigaram a voltá-la para Sul, abrindo-se para o jardim e laranjal a Sul.

O desnível proporciona um recolhimento da zona de estar abrigado da intromissão visual, bem como tirar o maior proveito da vegetação que envolverá toda esta dimensão romântica, com vista para a floresta, a nascente.

Para a distribuição do programa previsto para a moradia separaram-se as funções sociais e privadas em dois corpos deslizantes sobre um eixo longitudinal, que permite evidenciar o vestíbulo como peça de ligação/distribuição das funções e serviços entre as alas e pisos de todo este conjunto edificado.

Numa envolvente de exceção e com suficiente privacidade proporcionada pela dimensão e afastamento à vizinhança, privilegiou-se a dimensão dos vãos, com o intuito de conviver com o terreno envolvente e colher o melhor impacte possível no que concerne ao aproveitamento da insolação controlada – recorrendo a palas de sombreamento balançadas sobre os respectivos planos de fachada.

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

Projeto
Moradia H&G

Localização
Marco de Canaveses, Portugal

Arquitetura
António Mota

Assistentes de Projeto
Pedro Cardoso, Orlando Marques, Alexandra Ramos

Fotografias
António Mota

Ano do Projeto
2009

Ano de  Construção
2014-2017

Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Jooble

Mais de 2 mil vagas para arquitetos no Brasil

Registe a sua Empresa

Crie a sua conta gratuitamente e promova os produtos da sua empresa.