Moradia Oeiras Golf

A presente proposta Moradia Oeiras Golf, tem como programa a construção de uma moradia unifamiliar T4, com 4 suites completas com casa de banho e closet privado, um escritório, uma sala de estar de grandes dimensões, uma sala de refeições, uma casa de banho social e um pátio exterior com jardim e piscina.
No que concerne ao conceito como principal premissa, este projecto visa a simbiose do edifício com o exterior, com o Páteo privado e com os arranjos exteriores, privilegiando o contacto com a natureza envolvente. De forma a garantir esta dualidade interior-exterior sem constranger a privacidade, optou-se por desenvolver a volumetria do edifício em L, tendo a fachada a Norte e a fachada a Poente, com visibilidade para a rua principal e para o campo de golf, respetivamente, praticamente cegas no piso 0. Nas fachadas a Sul e a Nascente que dão para o Páteo interior temos grandes envidraçados exteriores. Por outro lado, esta organização também tira partido da orientação solar.
O projeto tem especial preocupação no que toca ao comportamento térmico do edifício, tanto na escolha dos materiais e processos construtivos como através dos sistemas de Energia.
Para que se chegue a um nível sustentável através de um consumo de energia parcialmente renovável e controlado, prevemos a instalação de uma bomba de calor de alta eficiência energética compatível com os coletores solares térmicos, que retiram a energia proveniente do sol para posteriormente a utilizar na climatização do edifício, nas águas sanitárias, nas máquinas de tratamento da piscina e no recuperador de calor.
No que diz respeita á qualidade do ar, prevemos a instalação de um sistema de ventilação do tipo VMC de duplo fluxo, que para além de assegurar a renovação permanente do ar na habitação e a sua qualidade, otimiza também o consumo de energia.
TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

Projeto

Moradia Oeiras Golf

Função

Moradia Unifamiliar T4

Valor Estimado

500 mil euros

Localização

Oeiras, Lisboa, Portugal

Dono de Obra

Privado

Arquitectura e coordenação

Arq. Ricardo Serra

Modelo 3D

Arq. André Cordeiro

Arquitectura Paisagista

Jardim Digital

Estruturas e especialidades

Arion Engenharia e Construção

Empreitada

ACN Engenharia e Construção

Data início da obra

2022

Estimativa de conclusão

2023

Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE