Este projecto teve como objectivo desenvolver de uma moradia unifamiliar, localizada no centro da Parede, num lote com uma configuração longitudinal.
Neste caso particular, acreditámos que a construção deveria balizar-se pelos alinhamentos da construção confinante, nomeadamente plano de fachada, cércea e volumetria.
A nova construção deveria promover o diálogo entre a moradia confinante pela dissonância do carácter marcadamente diferente, pela opção do método construtivo, pela métrica revestimento e tratamento dado aos vãos e a todas as fachadas.
Salvaguardada por um pequeno pátio de chegada à moradia, zona de estacionamento automóvel e acesso pedonal à habitação, a construção nova desenvolve-se em três pisos acima do solo, libertando a tardoz, um espaço verde ajardinado, que se encontra em relação directa com os espaços sociais da casa.
No piso 0 encontram-se os espaços sociais da casa. Através de um corredor central, que serve de hall de entrada da moradia, permite-se fazer a distribuição para os diferentes espaços da casa. Do lado esquerdo do corredor encontram-se as zonas da cozinha e tratamento de roupas. Em frente, a sala como amplo espaço, estabelece uma estreita relação com o exterior, o jardim. Pela direita, encontram-se as escadas de comunicação com os pisos superiores – os espaços privados da casa.
Subindo ao Piso 1, temos dois quartos equipados com instalação sanitária própria. Ambos os quartos são iluminados naturalmente por vãos localizados nas fachadas Nascente e Poente, tendo sido criado um Jardim interior para canalizar luz natural e proporcionar ventilação às instalações sanitárias de ambos os quartos.
O Piso 2 é composto por um espaço único, um quarto também com uma instalação sanitária de apoio. Ambos os espaços gozam de iluminação natural e de uma relação estreita com um terraço voltado a poente, com vista para o jardim do piso térreo.
Projeto
Moradia Unifamiliar na Parede
Localização
Parede, Cascais, Portugal
Arquitetura
Humberto Conde Arquitectos | HRA-Lisboa
Autor
Humberto Conde
Colaboradores
Filipe Ramalho, Joana Catarré
Especialidades
P2S
Paisagismo
Nuno Viterbo
Fotografia
Fernando Guerra (FG+SG)
Área Lote
408,55 m2
Área Construção
299,11 m2
Data
2007-2012