Apresenta-se o projecto de 3 Moradias, duas delas com carácter unifamiliar e uma Bifamiliar, todas com condicionante geminada, para 3 lotes de terreno seguidos, num loteamento de construção já consolidado. Todos os lotes apresentam uma topografia plana e prepupõem-se que os acessos à moradia, bem como a infraestruturação da construção, sejam feitos pelo arruamento principal confinante.
O núcleo de Acessos horizontais e verticais das moradias, foi determinado relativamente à sua configuração e localização, pela possibilidade de servidão tanto para o contexto unifamiliar, como para a bifamiliar, acautelando o menor volume possível de área para este fim, uma vez que a área bruta de construção máxima era algo reduzida.
As fachadas frontal e tardoz são marcadas pelos vãos de sacada em todos os espaços, vãos esses resguardados com portadas de correr em ripas de madeira termo-modificadas, que inserem algum movimento nas mesmas. A tardoz e no contexto de logradouro mais privativo abre-se um envidraçado de canto que marca os espaços mais amplos das moradias – Salas e Suites.
Na fachada lateral, marcada pela entrada e pelos acessos verticais, replicou-se a métrica das ripas de madeira ao alto, que possibilitam a iluminação dos acessos.
Quanto aos revestimentos exteriores, além da marca evidente das ripas de madeira, que são uma vez mais replicadas no resguardo do muro confinante com a via pública, procurou-se os tons neutros e escolheu-se materiais entre o branco e o cinza. Destaca-se o revestimento de todo o piso térreo em pedra calcária, tipo vidraço Ataija Cinza, que marcam o embasamento do edifício, e na cobertura inclinada, as telhas cerâmicas planas na cor cinza.
Projeto
3 Moradias Geminadas
Localização
Talaide, Cascais, Portugal
Cliente
Privado
Fase
Licenciamento
Imagens
Darq
Ano de concepção
2021