Mosteiro de São Miguel de Refojos

A edificação do atual Mosteiro de São Miguel de Refojos teve início em 1755, no local onde já existia uma igreja do século XVII. A Igreja foi classificada em 1933 como Imóvel de interesse Público.

É parcialmente ocupado pela autarquia de Cabeceiras de Basto, à qual reside a função de salvaguardar, promover, conservar e valorizar este notável imóvel, incentivando fluxos turísticos e novos visitantes. Apesar de ter sido objeto de várias intervenções de reabilitação e restauro ao longo dos quase três séculos da sua existência, o seu mau estado de conservação incentivou a autarquia para obras de beneficiação. 

O objetivo desta intervenção passa pela valorização arquitetónica e patrimonial do conjunto, através da instalação do Serviço de Atendimento Único (SAU) do município no piso térreo da ala poente, o restauro e reabilitação das coberturas da Igreja e da ala nascente do Mosteiro, bem como a reabilitação de vãos e pinturas das fachadas. Foi igualmente programado, para intervenção futura, o projeto de equipamento e infraestruturas do espaço da Livraria, já intervencionada a nível de recuperação estrutural dos tetos e dos armários, e o projeto de remodelação do espaço do Refeitório. 

No piso térreo da ala nascente do Mosteiro, foi fundamental que as soluções refletissem o contexto de contemporaneidade no qual foram concebidas, destacando-se do existente, e desta forma tornando legível o que é original. Para este efeito, destacam-se os trabalhos de restauro, reabilitação e conservação dos elementos e o acondicionamento oculto e ordenado de todas as infraestruturas necessárias às atuais e novas funções. Procuraram-se soluções construtivas que visassem a durabilidade dos materiais e que permitissem o funcionamento e manutenção das instalações a um custo reduzido. 

A reabilitação das coberturas da igreja e da ala nascente do Mosteiro compreendeu genericamente a revisão de toda a armação de madeira dos telhados, a sua limpeza geral e proteção, substituição de peças em mau estado de conservação, revestimento de toda a área coberta com forro ventilado e substituição de todas as telhas existentes por telhas novas.

A recuperação das fachadas exteriores compreendeu o tratamento e pintura dos rebocos e cantarias existentes e a recuperação ou substituição dos caixilhos e portas existentes.

O projeto para a Livraria prevê a recuperação dos vãos exteriores, novo soalho em madeira, instalação de radiadores de pavimento, e equipamento de mobiliário e iluminação. 

O Refeitório dará lugar a uma sala polivalente, capaz de albergar várias funções de apoio ao funcionamento do Mosteiro. O espaço é particularizado pela presença de um Púlpito que existiria na sua antiga função de Refeitório, o qual é intenção de projeto repor este elemento, com um desenho simples em chapa de aço.

O projeto de reabilitação e restauro do Mosteiro de São Miguel de Refojos garantiu a estabilidade do edificado no presente, assumindo também, a sua segurança no futuro. A autarquia acredita que a defesa do património é uma responsabilidade coletiva e assume esta responsabilidade, de zelar pela conservação, e contribuir para o interesse turístico da região afirmado por este imóvel de carácter excecional.

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

Projeto

Mosteiro de São Miguel de Refojos

 

Localização

Cabeceiras de Basto, Portugal

 

Arquitetura

PFMJM Arquitectos

 

Dono de Obra

Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto | Arq. Inês Gonçalves | Arq. Miguel Gomes

 

Fiscalização

AFAPLAN | Eng. Rui Freitas

 

EQUIPA PROJETISTA

Arquitetura

Paulo Freitas e Maria João Marques Arquitectos, Lda.

Diagnóstico / Relatório de Análise 

Universidade do Minho | Eng. Paulo Lourenço

Projecto de Conservação e Reforço Estrutural 

Universidade do Minho | Eng. Paulo Lourenço

Instalações Elétricas 

Speed Of Light | Eng. António Ferreira

Instalações Telecomunicações

Speed Of Light | Eng. António Ferreira

Segurança Contra Incêndios 

Speed Of Light | Eng. António Ferreira

Instalações Gás

GM-Engenharia | Eng. Pedro Gordinho

Instalações AVAC

GM-Engenharia | Eng. Pedro Gordinho

Certificação Energética 

G3E | Eng. Petra Vaquero

Conservação e Restauro

Oficinas Santa Bárbara | Dr. Olga Santa-Bárbara

Instalações Hidráulicas 

Prof. Eng. Vasco Peixoto Freitas, Lda | Eng. Vasco Freitas

Acústica

Prof. Eng. Vasco Peixoto Freitas, Lda | Eng. Vasco Freitas

Comportamento Higrotérmico 

Prof. Eng. Vasco Peixoto Freitas, Lda | Eng. Vasco Freitas

Empreiteiro

AOF – António Oliveira Fernandes & Filhos, Lda | Eng. Belmiro Xavier

 

Fotografia

Inês d’Orey

Ano de Conclusão de Obra

2019

VÍDEOS
Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Jooble

Mais de 2 mil vagas para arquitetos no Brasil

Formação 3dsMAX + Vray

janeiro de 2022 | online