O Museu da Música Mecânica consiste numa caixa totalmente fechada, opaca e abstracta. Apenas o alçado principal apresenta uma concavidade que assinala a entrada do edifício. Aqui fica exposta uma colecção privada de caixas de música produzida por meios exclusivamente mecânicos.
A organização interior é cruciforme, em redor de um pátio central, que distribui para os quatro lados do edifício. Num lado temos o átrio, que funciona também como espaço vertical de distribuição, e nos restantes ficam três galerias de dimensões variadas. A transição entre cada um destes quatro espaços é feita através de quatro ante-câmaras.
O resultado final é um volume que visto por fora parece elementar, mas cujo interior desmonta essa simplicidade: explorando longas perspectivas diagonais que se vão abrindo à medida que os espaços são percorridos, deixando vislumbrar relances das galerias seguintes – num jogo de sedução espacial que procura manter a curiosidade do visitante desde o inicio até ao fim da visita.
Projeto
Museu da Música Mecânica
Localização
Arraiados, Pinhal Novo, Portugal
Arquitetura
Miguel Marcelino Arquiteto
Arquiteto Responsável
Miguel Marcelino
Engenharia de Estruturas
João Esteves
Engenharia Hidráulica
José Rodrigues
Engenharia Eléctrica
Miguel Julião
Engenharia Mecânica
Mário Silva
Paisagismo
Viviana Rodrigues + Miguel Marcelino
Empreiteiro
Magnokbilding
Fotografias
Arquivo Miguel Marcelino
Área
1040 m²
Ano
2016