O Museu da Ruralidade é um equipamento que resulta da ampliação da preexistência Casa da Leda, situada no limite Noroeste da vila de Entradas, na planície de Castro Verde, Alentejo. Pretende-se que o espaço museológico divulgue às gerações futuras as tradições orais, os dialectos e expressões locais, os ofícios e os saberes intrínsecos ao campo, actualmente em extinção.
A Casa da Leda, estava implantada num lote rectangular, assumindo uma forma em “U”, de braços assimétricos que não encerravam o pátio central. A nova proposta, potenciando a existência de novas salas de exposição, completa a forma, prolongando a preexistência, encerrando o pátio e transformando-se num volume compacto, massivo e branco.
Rasgando na diagonal o polígono branco, o pátio adquire o carácter de rua interior que agrega a entrada de carroças, o percurso de visita e a saída. Na zona do vértice diluído pelo rasgo, a perspectiva é intencionalmente dramatizada e reforçada através de um portão cuja escala enobrece o edifício, que assim se distingue do casario envolvente.
“Recuperar o Património é entender uma pré-existência, os seus valores, lógicas e potencialidades. Uma intervenção consistente elege, sublinha ou transforma partindo de uma leitura atenta da pré-existência e das suas possibilidades de adaptação, a um novo programa ou a um novo tempo. Na sua transformação da casa da Leda, casa Rural, em Museu, parte do legado da implantação de uma pequena casa com o seu anexo rural, transformando-a, numa forma clara, em construção em torno de um pátio. Opera-se com as expressividades dos espaços que, não perdendo a sua memória de espaços rurais, ganham a consistência necessária para o programa do Museu. Altera-se a escala, imposta pela passagem de privado a público, pela introdução de uma abstracção nos elementos em presença, entrada, janelas/portas, arcos e espaços que lhe conferem esta nova escala adaptada e aberta ao novo uso.” (Manuel Aires Mateus, Lisboa, 2011)
Projeto
Museu da Ruralidade
Localização
Entradas, Castro Verde, Portugal
Cliente
Câmara Municipal de Castro Verde
Tipo
Equipamento cultural, reabilitação com ampliação
Arquitetura
Fotografias
Miguel Coelho
Fase
Obra concluída, em uso
Área de construção
665 m2
Anos de obra
2005/2009