Museu Internacional do Design da China

Categorias: Museus

Álvaro Siza e Carlos Castanheira concluíram mais um projeto juntos na China. Localizado na cidade de Hangzhou, o Museu Internacional de Design da China foi comissionado pela Academia de Artes Chinesa para abrigar o extenso acervo da instituição, que recentemente foi ampliado com algumas obras originais da escola da Bauhaus.

O edifício é composto por dois grandes prismas dispostos em ângulo obtuso, unidos por um volume menor que define um pátio triangular no centro do conjunto. O revestimento em arenito vermelho, com discretas inserções de mármore branco, a distância, de algum modo, dos mais emblemáticos projetos de Siza em Portugal; sua geometria angular, entretanto, estabelece uma tensão entre superfícies iluminadas e sombreadas que é recorrente em seu trabalho.

Internamente, o programa do museu distribui-se em diferentes níveis, com pontuais aberturas que emolduram a paisagem em torno do edifício – outra estratégia frequente na produção de Siza, inclusive em projetos desenvolvidos juntamente com Castanheira.

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

Projeto

Museu Internacional do Design da China

 

Cliente

Academia de Artes Chinesa 

 

 

Localização

Hangzhou, China

 

 

Arquitetura

Álvaro Siza + Carlos Castanheira

 

 

Ano

2018

 

 

Fotografias

Fernando Guerra | FG+SG

FOTOGRAFADO POR
Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Subscrever Newsletter

Já subscreveu a nossa newsletter?  

3DHR Multimédia

Desenvolvemos projetos em 3D para arquitetura e design interiores