Museu Soumaya

Categorias: Museus

O projeto de FR-EE para o Museu Soumaya, com 17.000 m², presta homenagem à sua coleção de arte eclética de cerca de 70.000 objetos desde o século 15 a meados do século 20, incluindo a maior coleção privada do mundo de esculturas de Auguste Rodin. 


O edifício possui 45 metros de altura e se ergue no coração do novo empreendimento imobiliário Plaza Carso, em Polanco, um bairro vibrante e cosmopolita da Cidade do México. Sua forma distinta e presença forte criam uma identidade para a antiga zona industrial dos anos 40 e serve como um catalisador para o desenvolvimento cultural, incluindo também um teatro de Anton Garcia-Abril e o museu de arte contemporânea Jumex, do arquiteto David Chipperfield.


O espaço público envolvente é ativado através de uma grande escadaria que leva à entrada do museu, funcionando como uma praça informal para os visitantes e moradores do complexo Carso vizinho. Uma pele com 16.000 azulejos hexagonais de aço espelhado, referenciando-se às fachadas de azulejos de cerâmica coloniais tradicionais, dá ao museu uma aparência diversa, dependendo do tempo e ponto de vista do espectador, otimizando também a preservação e durabilidade de toda a edificação.


No interior, os visitantes são recebidos pela escultura O Pensador, de Rodin, em um vestíbulo branco generoso incentivando a explorar o restante do museu. Subindo o promenade contínuo que espirala através de seis níveis, os visitantes encontrarão obras-primas de Van Gogh, Matisse, Monet e Dali, entre outros. A rampa leva ao topo da sala de exposições, com uma paisagem de esculturas graciosamente complementada pela iluminação natural.


Geometria e forma escultural complexas resultam da integração de 28 colunas de aço curvado, com dimensões e formas variáveis para a envoltória do edifício. Para atingir balanços em vários locais, a estrutura é estabilizada por um sistema de sete anéis localizados em cada andar. Espaços públicos e privados adicionais do Museu Soumaya incluem um auditório de 350 assentos, biblioteca, restaurante, loja de presentes e escritórios administrativos.

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

Arquitetos
FR-EE -Fernando Romero Enterprise

Localização
Miguel de Cervantes Saavedra 303, Ampliación Granada, Miguel Hidalgo, 11529 Cidade do México, Distrito Federal, México

Arquitetos Responsáveis
Fernando Romero, Mauricio Ceballos

Área
17000 m²

Ano do projeto
2011

Fotografias
Rafael Gamo, Adam Weisman, Raul Soria

Fabricantes
Industrias Ideal SA de CV, Aluvisa, Ypasa, Tecnomuro, Dypro-Cyvsa, Dimeyco, Agr, Swecomex, Hankö, Alta, ArqT

Equipe de Projeto
Matthew Fineout, Ignacio Méndez, Sergio Rebelo, Omar Gerala Félix, Laura Domínguez, Herminio González, Ana Medina, Ana Paula Herrera, Mario Mora, Juan Pedro López, Guillermo Mena, Libia Castilla, Raúl García, Manuel Díaz, Alan Aurioles, Ana Gabriela Alcocer, Luis Ricardo García, Iván Ortiz, Tiago Pinto, Juan Andres López, Olga Gómez, Hugo Fernández, Kosuke Osawa, Francisco Javier de la Vega, David Hernández, Jorge Hernández, Joaquín Collado, Mariana Tafoya, Eduardo Benítez, Pedro Lechuga, Thorsten Englert, Luis Fuentes, Luis Flores, Rodolfo Rueda, Víctor Chávez, Max Betancourt, Wonne Ickxs, Dolores Robles-Martínez, Sappho Van Laer, Ophelie Chassin, Elena Haller, Abril Tobar, Diego Eumir Jasso, Albert Beele, Homero Yánez, Cynthia Meléndez, Hugo Vela, Susana Hernández, Gerardo Galicia, Alberto Duran, Camilo Mendoza, Dafne Zvi Zaldívar, Cecilia Jiménez, Ángel Ortiz, Raúl Antonio Hernández, Alma Delfina Rosas, Wendy Guillen, Raúl Flores, Daniel Alejandro Farías, Jesús Monroy, Saúl Miguel Kelly, Iván Javier Avilés, and Cesar Pérez.

Structural engineer
Engineer HVAC Colinas de Buen

Contractor
Carso Infraestructura y Construcción

Interior architect
FR-EE + MYT

Date design
2005

Start construction
2008

End construction
2011

Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE