Formalizado como uma cidade geométrica e abstrata, construída por cubos amarelos de grandes dimensões, o Museu Temporário Nadir Afonso* é um espaço aberto e fluído que procura criar inúmeras relações visuais e conceptuais com a obra do artista abstracionista e arquitecto português.
Desafiando a escala do lugar e relacionando-se com as obras artísticas de grandes dimensões, a estrutura expositiva efémera assume uma pele têxtil colorida e translucida que constrói muito volume com recurso a pouca matéria. Proporcionando variações de escala, intensidade, proporção e ritmo, as várias praças (ou salas) do espaço museológico, são definidas por edifícios geometrizados (ou volumes) que albergam as obras de arte, procurando tirar partido da verticalidade (e escala) do espaço central do Centro Comercial Colombo, em Lisboa. Entre os vários edifícios que desenham esta cidade, dois convidam a uma visita interior, proporcionando uma experiência espacial distinta: a imersiva sala multimédia e a sala arquitectura.
Se, durante o dia, a intensidade solar dará corpo e volume à cidade, iluminando ruas e praças; à noite, os edifícios acendem as suas luzes desde o interior (volumes retro-iluminados) proporcionando uma experiência espacial totalmente distinta num mesmo espaço museológico.
*Aberto ao púbico até dia 12 de setembro de 2021
Projeto
Museu Temporário Nadir Afonso
Localização
Centro Colombo, Lisboa, Portugal
Cliente
Arquitectura
Equipa
Diogo Aguiar, Daniel Mudrák, Elena Bredariol, Tomáš Pevný, Dominika Widlarz
Fotografias
Ivo Tavares Studio
Área total construída (m2)
150 m2
Ano de conclusão da obra
Julho 2021
museu-temporario-nadir-afonso_02-2
museu-temporario-nadir-afonso_03-2
museu-temporario-nadir-afonso_04-2
museu-temporario-nadir-afonso_05-2
museu-temporario-nadir-afonso_06-2