Oito Casas

O projecto Oito Casas parte de um loteamento previamente aprovado para sete casas isoladas que acompanham a pendente acentuada da rua. A norte, o terreno é definido pelo limite urbano da cidade. O objectivo do cliente era maximizar as áreas interiores mas também exteriores de usufruto de cada habitação, tirando partido da vista a sul, sobre o vale e encosta do Santuário do Bom Jesus.

A nossa proposta altera o loteamento de sete para oito habitações que agora se implantam num bloco que se adoça ao terreno sendo uma habitação solta e recuada, para acompanhar a curvatura da rua. O acesso a cada habitação faz-se de nível, na cota inferior, por uma galeria pedonal ou através do acesso comum às garagens, e a uma cota superior, por meio de escadas para a galeria ou, no caso da casa isolada, de nível com o piso um.

Esta opção permitiu optimizar a área de construção disponível, adequa-se ao terreno e garante que cada habitação tem acesso independente, área de usufruto comum, garagem dupla individual e, ao nível do piso um, em open-space, cozinha e sala de refeições com um jardim/pátio e a sala, que se prolonga a sul com uma varanda. No piso superior, dois quartos e, a sul, uma suite protegida do sol com lâminas de betão que ritmam o alçado principal. Neste piso recorre-se ao uso de um pátio interior que garante, para além da iluminação do terceiro quarto, a iluminação natural da caixa de escadas, a optimização do aquecimento natural e a correcta ventilação natural de cada habitação.

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

Projeto

Oito Casas 🔗

Localização

Braga, Portugal 

Cliente

Flexible Loop S.A.

Arquitetura

murmuro 🔗

Equipa

João Caldas, Rita Breda, Pedro Rodrigues, Francisco Calheiros, Francisco Pereira

Engenharia

TDP Engenharia

Fotografias

Arménio Teixeira, Pedro Nuno Pacheco

Área

2400 m2

Ano

2015-2019

Prémios

Prémios Lusófonos – Arquitectura (ouro)

Premios ENOR 2020 (selecção)

BUILD 2020 Award – Leaders in Residential Architecture

Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE