Ordem dos Farmacêuticos

Categorias: Escritórios

A Secção Regional de Coimbra da Ordem dos Farmacêuticos adquiriu, em 1998, duas moradias geminadas na Rua Castro Matoso, em Coimbra. A moradia com o número 12B, estando na altura em melhor estado de conservação, foi alugada ao Departamento de Relações Internacionais da Universidade de Coimbra, que aí se manteve até 2003, data a partir da qual o imóvel esteve desocupado. Em 2010 a Ordem dos Farmacêuticos decidiu ocupar os dois edifícios, procedendo para esse fim à reabilitação do número 12B, então desocupado e apresentando já sinais de degradação.

O projeto de reabilitação centrou-se na adequação do edifício ao novo programa funcional, estabelecendo comunicações interiores com o edifício adjacente. O princípio que caracterizou a intervenção baseou-se na remodelação interior do edifício a partir da valorização ou reposição da sua configuração e materialidade originais. Pontualmente, nas situações em que a implementação do novo programa não se adaptava à estrutura existente, foram feitas algumas alterações espaciais de modo a adequar funcionalmente o edifício à sua nova condição.

No piso inferior, algumas paredes existentes foram demolidas para permitir a instalação de uma sala de convívio ampla, a partir da qual se acede ao pátio ajardinado nas traseiras do edifício. No piso intermédio, o átrio de entrada principal distribui o espaço das várias salas de estudo, enquanto no piso superior funcionam espaços de gabinete. Os três pisos comunicam através de uma faixa de circulação vertical onde também se situam (um por piso) três contentores de madeira que encerram arrumos e instalações sanitárias e, ao nível do piso inferior e superior, portas de ligação ao edifício contíguo.

Com excepção das áreas de serviço, todas as paredes e elementos (como rodapés, aros, portas e portadas) foram pintados a branco, assim como em todos os pavimentos se recuperou o soalho de madeira original. Como resultado, esta uniformidade de acabamentos devolveu ao espaço um sentido de clareza, complementado pela posterior seleção criteriosa – e também ela uniforme – de peças de mobiliário e iluminação.

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA
Projeto

Ordem dos Farmacêuticos

 

Localização

Coimbra, Portugal

 

Arquitetura

João Mendes Ribeiro

 

Autoria

João Mendes Ribeiro

 

Colaboração

Jorge Teixeira Dias, Ana Cerqueira, Ana Isabel Fernandes, Inês Peres Pereira, Nuno Pereira, Sara Ataíde

 

Ano do projeto

2012

 

Fotografias

do mal o menos

 

 

 

Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Workshop . Lisboa

Como Vender o Que Não Se Vê

Isopan

Apresentamos a Esquadria Perfeita