Paços do Concelho de Santa Maria da Feira

O projecto surge como resposta ao concurso de conceção para o novo edifício dos Paços do Concelho de Santa Maria da Feira.

O simbolismo institucional de um edifício desta natureza é necessário quando no contexto de equilíbrio urbano se procuram referências que possam ajudar a tornar o espaço urbano legível e coeso. É relevante a convicção que a sua preponderância no espaço urbano não resulta de um ato de simples exibição, mas de um ato de utilidade e de serviço à cidade.

A implantação e a proposta de volume resulta assim da simbiose entre utilidade e simbolismo. Resulta na clara cedência do espaço à cidade, de uma praça que cria ligações à envolvente e prepara o cenário para a colocação da torre. Pretende-se um destaque subtil.

A torre deriva da ação primária sobre a praça. Um gesto simples no trabalho de modelação do pavimento que gera uma praça a dois tempos / duas cotas / dois ambientes. Essa ação marca o que são os arranques das fachadas, numa composição ritmada das arcadas cobertas, que culmina no desenvolvimento da torre, onde a composição se ajusta às entradas, aos espaços e ao equilíbrio da composição geral.

O projeto venceu concurso de conceção para o novo Edifício dos Paços do Concelho –  de Santa Maria da Feira.

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

Projeto

Paços do Concelho de Santa Maria da Feira

 

Localização

Santa Maria da Feira, Portugal

 

Cliente

Câmara Municipal de Santa Maria da Feira

 

Arquitetura

Carvalho Araújo

 

Área

variável

 

Tipo

Concurso de concepção

 

Programa

Serviços

 

Assessoria Técnica

Ordem dos Arquitetos (OASRN)

 

Ano 

2022

 

 

Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Subscrever Newsletter

Já subscreveu a nossa newsletter?