O Pátio do Meco é uma casa de hóspedes localizada num pequeno promontório no centro histórico da Aldeia do Meco, que foi composto durante largos anos por uma casa e um celeiro em ruínas, construídos em meados do século XX. O projeto mantém a sua identidade original, a memória da casa principal e o respetivo pátio.
O limite do lote é definido pela nova casa reconstruída e pela sua extensão, composta por volumes minimais e abstratos, organizados segundo as necessidades de privacidade. A chaminé, com uma presença marcante na casa original e no seu pátio, é agora o elemento de ligação entre os dois sistemas construtivos e programáticos diferentes. No edifício principal encontram-se as áreas sociais e nos anexos as áreas privadas e técnicas. Elementos tipicamente mediterrâneos como o tanque e os caniços para sombreamento, ganham novo protagonismo no interior do pátio, que é todo orientado a sul. As cantarias originais são reutilizadas para aumentar a harmonia entre o antigo e o novo.
O projeto respeita a morfologia urbana envolvente e toma a implantação das antigas construções, promovendo uma ancoragem com o envolvente numa construção única que se abre apenas a norte para a rua principal da aldeia. Recria-se o passado para regenerar o presente.
Projeto
Pátio do Meco
Localização
Aldeia do Meco, Portugal
Cliente
Bruno Coelho
Arquitetura
Empreiteiro
Rui Neves Construções, Lda.
Especialidades
Carlos Gonçalves
Projecto de interiores
Margie Walraven
Datas do projecto
2012-2018