Pátio do Meco

O Pátio do Meco é uma casa de hóspedes localizada num pequeno promontório no centro histórico da Aldeia do Meco, que foi composto durante largos anos por uma casa e um celeiro em ruínas, construídos em meados do século XX. O projeto mantém a sua identidade original, a memória da casa principal e o respetivo pátio.

O limite do lote é definido pela nova casa reconstruída e pela sua extensão, composta por volumes minimais e abstratos, organizados segundo as necessidades de privacidade. A chaminé, com uma presença marcante na casa original e no seu pátio, é agora o elemento de ligação entre os dois sistemas construtivos e programáticos diferentes. No edifício principal encontram-se as áreas sociais e nos anexos as áreas privadas e técnicas. Elementos tipicamente mediterrâneos como o tanque e os caniços para sombreamento, ganham novo protagonismo no interior do pátio, que é todo orientado a sul. As cantarias originais são reutilizadas para aumentar a harmonia entre o antigo e o novo.

O projeto respeita a morfologia urbana envolvente e toma a implantação das antigas construções, promovendo uma ancoragem com o envolvente numa construção única que se abre apenas a norte para a rua principal da aldeia. Recria-se o passado para regenerar o presente.

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

Projeto

Pátio do Meco

Localização

Aldeia do Meco, Portugal

Cliente

Bruno Coelho

Arquitetura

Fábio Ferreira Neves

Empreiteiro

Rui Neves Construções, Lda.

Especialidades

Carlos Gonçalves

Projecto de interiores

Margie Walraven

Fotografias

Nelson Garrido

Área

230m2

Datas do projecto

2012-2018

FOTOGRAFADO POR
Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Biblioteca BIM Leca ®

»