Pedras do Mar Resort & SPA

Categorias: Hotéis

Este projeto foi desenvolvido com o objetivo de criar uma nova unidade hoteleira com uma capacidade de 125 unidades de alojamento, num terreno situado na costa norte da ilha de São Miguel – Açores – Portugal, e cuja localização privilegiada sobre o mar, confere-lhe um excelente enquadramento paisagístico.

Perante este cenário, e avaliando previamente as características naturais e morfológicas do terreno, propusemos uma solução arquitetónica que globalmente potenciasse a atividade turística pretendida e garantisse uma ocupação territorial adequada na envolvente paisagística.

O recorte rochoso da orla costeira característico desta zona, constituem um ambiente único para a atividade turística ligada à natureza, nomeadamente os trilhos pedestres ou o birdwacthing e a prática de desportos náuticos como o mergulho. Existe, ainda, nesta zona da ilha diversos acessos ao mar, possíveis de aceder através de pequenos afloramentos rochosos de basalto que naturalmente recortados, formam excelentes piscinas de maré.

No que se refere à materialização do edifício, a volumetria proposta para a construção do hotel garante uma boa integração na paisagem envolvente, apesar da sua dimensão e por se tratar de uma zona sem referentes arquitetónicas no meio envolvente. Como forma de atenuar a sua presença, optou-se uma imagem horizontal para o edifício marcada pela evidenciação das lajes de piso em contraponto com a estrutura porticada de pilares recuada e cromaticamente escura. No embasamento do edifício propusemos o revestimento das paredes divisórias dos quartos em pedra seca de basalto e ligeiramente projetadas para o exterior em relação aos planos horizontais superiores. Esta composição de planos, pretendem atenuar a rigidez estética da massa volumétrica do edifício.

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA
Projeto

Pedras do Mar Resort & SPA

Localização

Ponta Delgada, Portugal

Arquitetura
M-arquitectos
Autores e Responsáveis
Fernando Monteiro, Marco Resendes, Miguel Sousa

Colaboração
Ana Silva, Pedro Furtado, Diana Policarpo, Rodrigo Dias, João Costa

Área
6780.0 m2
Fabricantes
Amorim Cork

Ano do projeto

2016
Fotografias
Paulo Goulart
Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Goma by Flowco

Azulejos ecológicos fabricados em Portugal