Pequeno prédio da Louça

Este trabalho consistiu em recuperar um pequeno prédio da Louça, composto por comércio e escritórios, e alterar para habitação, conforme tem sido preconizado para a Baixa de Coimbra, procurando regenerar demograficamente esta zona histórica.

Em conformidade com o perfil das ruas adjacentes, também agora o programa deste edifício organiza-se em comércio no piso térreo e habitação nos três pisos de cima. Durante o projecto tentou-se perceber como é que, com a alteração dos códigos de arquitectura, se garantiam as condições desejáveis para habitar os espaços.

O status quo bastante degradado do edifício foi uma condição herdada – e a obrigação era reverter, sempre que possível melhorar. O pavimento, que era de cerâmico cinzento, passa a ser de madeira, e os rodapés, guarnições, bem como as paredes interiores são todos pintados em tons de branco, para que a luz pudesse ter mais protagonismo no espaço. As caixilharias continuam de madeira, e a pedra lioz, bem como o cerâmico claro completam a escolha de materiais. A caixa de escadas, pelas cores claras e pela pedra calcária, com a colocação de um passa-mãos em madeira de afizélia, desempenha discretamente o seu papel de espaço servidor, com melhorias sobretudo na iluminação, e no conforto visual e táctil.

Os espaços exteriores, quer o logradouro, quer os canteiros de varanda, terão vegetação, trazendo o elemento verde para o interior da cidade, e do prédio.

O desafio foi fazer tudo para que no final ficasse a ideia de que sempre foi assim – silenciosamente confortável.

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

Projeto

Localização

Coimbra, Portugal

Arquitetura

José Pedro Lima

 

Arquiteto responsável

José Pedro Lima

 

Construtora

Oliveira & Paiva

 

Fotografias

Ivo Tavares Studio ?

 

Produtos aplicados 

Poiarmex – Carpintaria / caixilharia
Spss – Mobiliário (cadeira, candeeiro)
Primus Victoria – Ceramica
Alessi – Mobiliário
Teka – Eletrodomésticos
Casa Cofil – Iluminação

 

Ano de conclusão da obra

2022

 

PDFS
Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Biblioteca BIM Leca ®

»