Portas São João

Categorias: Multifamiliar

Uma das premissas do projecto foi preservar os elementos estruturais dos vigamentos de madeira dos pavimentos, a caixa de escada e as suas paredes de tabique. Planeando-se a organização interior desde este ponto e pretendendo-se valorizar a rua dos Mercadores ao realizar a entrada para as fracções habitacionais por aí, contribuindo para a identidade e movimento da mesma. Por sua vez, o espaço de comércio e serviços localiza-se no piso -1 e 0, com entrada a ser efectuada pela rua de São João.


Toda a estrutura dos pisos existente foi aproveitada, tratada e reforçada, garantindo o bom desempenho estrutural. No piso 6, toda a estrutura existente foi substituída, bem como as asnas e madres que compõem a cobertura. Projectaram-se duas habitações nas águas furtadas, com desníveis interiores, de espaços amplos e entradas de luz que permitem contemplar uma vista magnifica para o rio Douro, permitindo vislumbrar a partir dessas fracções um pouco da história da cidade.


As portas e portadas de madeiras interiores foram substituídas por semelhantes exemplares, com o requinte dos puxadores dourados, assegurando que todo o conjunto satisfaça o bem-estar dos utilizadores. As lareiras, que aqueceram outrora os espaços, são agora novamente integradas de modo a conferir um maior conforto aos espaços. 


A caixa de escadas foi tratada, reforçada e nivelada, mantendo a sua grandiosidade encimada por uma clarabóia circular de saia, com cúpula ornamentada. Ao subirmos aos vários pisos conseguimos contemplar o saguão, com ventilação natural, apresentando o aparelho de granito à vista pintado, antecedido pela exposição do tabique à vista.


No exterior as cantarias foram lavadas, as juntas tratadas, os gradeamentos e todas as janelas replicadas e a pintura substituída. 


A intervenção foi profunda e pormenorizada, para que os espaços satisfaçam as necessidades actuais com o requinte do antigamente.

""
Prémios
Winner – World Architecture and Design Awards 2019 (WADA 2019); Category Restoration/Renovation.

Honorable Mention – Architecture MasterPrize™ 2018

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA
Projeto
Portas São João

Localização

Porto, Portugal

Arquitetura
Meireles Arquitectos
Arquitecto Responsável
Mário Miguel Meireles
Equipa
Filipa Lima; Sofia de Eça
Fabricantes
VELUX, Tarkett, Sanindusa, Kerion
Área
1210 

Ano do projeto

2018
Fotografias
João Morgado
PDFS
Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Goma by Flowco

Azulejos ecológicos fabricados em Portugal