Projecto para o novo Centro Cultural Fábricas La Cros

Categorias: Indústria

REABILITAÇÃO DAS ESTRUTURAS DAS ANTIGAS FÁBRICAS LA CROS. FASE I


Em frente à ria de El Burgo, junto ao novo passeio marítimo erguem-se orgulhosas as estructuras da velha Fábrica Cros. 

O projecto de primeira fase contempla a descontaminação das estructuras e do terreno asim como a sua restauração completa. 
Para a realização desta fase deixaram-se reforçadas as estruturas, através de um encofrado clássico em madeira de pinho e recuperou-se o sistema de coberturas à base de telhas cerâmicas.
PROJECTO PARA O NOVO CENTRO CULTURAL FÁBRICA LA CROS

As circulações foram cuidadosamente estudadas, de modo a que as diferentes partes do conjunto de edificios possam utilizar-se sem que as actividades interfiram entre elas. Simultaneamente, buscou-se uma integração do espaço arquitectónico, para que se compreenda como um todo unitário.
Tanto o auditório, como a biblioteca ou a cafetaria têm os seus próprios acessos e sistemas de circulação, permitindo que cada um tenho um funcionamento independente.
Do ponto de vista formal, todos os novos espaços projectados estão concebidos como corpos isentos, de volumetria clara, que se alojam no interior das naves existentes, nas quais tocam unicamente em pontos estratégicos e indispensáveis.
Estes é o protagonista arquitectónico. Um tratamento diferenciado, procurando expressar de modo adequado o contraste entre o velho e o novo: por um lado as naves restauradas, com a sua volumetria original de naves com abóbada de canhão e estrutura à vista. Por outro lado, os corpos novos à base de volumes paralelipipédicos de superficie lisa.
Neste sentido, o tratamento das fachadas apresenta o mesmo critério de contraste: as naves existentes, com vidro e os corpos da nova construção, opacos adequando-se às suas funções (caixa cénica, por exemplo).
O conjunto que formam os três edificios possui um incomparável valor urbanistico e arquitectónico. Pelo seu sistema constructivo, pelas suas qualidades plásticas e volumétricas e pela sua configuração espacial.
Constituem, em suma, um magnifico exemplo da arquitectura industrial que, no futuro, representará no futuro reprentará também um equipamente cultural de referência, um pólo de atração e animação urbana não apenas no âmbito municipal, mas também para toda a área metropolitana.
TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

Arquitectos

Díaz y Díaz Arquitectos (Lucas Díaz e Gustavo Díaz)

Localização

Galiza, Espanha

Projecto

Reabilitação das Estructuras das Antigas Fábricas Cros. Fase I. El Burgo. A Coruña


Cliente

Ayuntamiento de Culleredo

Arquitecto técnico

Ramón Rodilla Marcos

Fotógrafo

Xoan Piñon

Área

9.000 m2

Data de Construção

2011 (fase 1)

                

            

        

Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Workshop . Lisboa

Como Vender o Que Não Se Vê

Isopan

Apresentamos a Esquadria Perfeita