Puppeteers House

Localizado em Sintra – uma área caracterizada pelos seus palácios e jardins do movimento do Romantismo e pela sua proximidade ao mar – o projecto Puppeteers House está inserido no Bairro dos Bonecreiros.

Projectado originalmente como uma tipologia de cooperativa, composta por grupos de duas casas conectadas por um pequeno pátio, a intervenção propõe a renovação de dois dos edifícios existentes, preservando a integridade da tipologia original.

O conceito do projecto baseia-se na relação entre a ‘pele’ exterior existente e a nova vida da ‘pele’ interior que explora a temática da cenografia dos Bonecreiros.

Esta nova camada interior foi concebida para criar espaços com identidade própria modelados para as diferentes atividades do dia-a-dia como se de uma encenação de um palco se tratasse.

O projecto explora a plasticidade e a expressão de uma construção de paredes ligeiras, projectando as diferentes geometrias para os pavimentos e tectos de cada divisão.

O diálogo entre estas duas ‘peles’ gera entre si as zonas secundárias da casa, espaços intermediários e auxiliares, como os bastidores de um palco.

As sobreposições e desalinhamentos entre estas duas camadas, são também visíveis nos painéis das janelas, no mobiliário em madeira customizado, nos puxadores das portas e até no mais pequeno detalhe.

‘The Show Must Go On.’

Queen, 1991

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

Projeto

Puppeteers House 🔗

Localização

Sintra, Portugal

Arquitetura

REDO architects 🔗

Equipa de Projecto

Diogo Figueiredo, Pedro França Jorge

Fotografias

do mal o menos 🔗

Área Construída

215m2

Ano

2018-2021

FOTOGRAFADO POR
Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE