Quinta das Giestas

Categorias: Paisagista

Quinta das Giestas – Este condomínio localiza-se numa área urbana consolidada junto à frente ribeirinha do estuário do Tejo, no troço entre Caxias e Paço de Arcos, no concelho de Oeiras. A proposta de intervenção interage com a malha urbana, respeitando o potencial ecológico do local, para além dos seus valores ambientais, paisagísticos e culturais.

A proposta encontra-se intimamente relacionada com a emotividade do indivíduo na sua relação com o espaço, e é na sua compreensão e descodificação que se baseia o princípio concetual do projeto de intervenção paisagística, pretendendo-se garantir múltiplas vivências, cenários e integração na paisagem envolvente. O conceito de intervenção é tido como um todo e não só entendido como medida de integração dos edifícios de habitação. Pretende-se deste modo um espaço de referência, em busca de memórias, com importantes funções ambientais e de recreio, e que contribua para a salvaguarda da qualidade da paisagem e identidade cultural num contexto local e regional, potenciando-se ainda os aspectos cénicos ligados ao Estuário e vistas panorâmicas sobre o mesmo, com a criação de “janelas de paisagem”.

São utilizadas linhas fluídas que pretendem cristalizar a orgânica do rio na intervenção em perfeita conjugação com uma linguagem mais reta e ortogonal, como uma perfeita simbiose entre o ambiente natural e o edificado, espelhando-se este na morfologia do terreno.

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

Projeto
Quinta das Giestas

Cliente
Lagoalto, lda

Localização
Oeiras, Lisboa, Portugal (38°41.562`, -9° 16.571`)

Arquitectura Paisagista
Rio Plano Arquitectura Paisagista

Conceito
Intervenção em Condomínio Privado e Espaço Público

Imagens 3D
Lagoalto,lda

Área
36.000m²

Ano
2014 – 2017

Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Webinars Leca®

Inscreva-se!