O projeto Quinta de Santo António é uma rara oportunidade de escrever uma página sobre a extraordinária história centenária do rio Douro em Portugal. Tanto a paisagem monumental, que faz parte do Patrimônio Mundial da UNESCO, quanto a ancestral produção de vinho do Porto exigem soluções arquitetónicas elegantes, responsáveis e sutis.
A nova vinícola e o hotel se fundem harmoniosamente com as características naturais e respeitam totalmente as rotinas de vinho para reprogramar este lugar internacionalmente como um destino de alta prestígio. À medida que a arquitetura enquadra a experiência da Natureza, os materiais prestam homenagem ao artesanato tradicional, enquanto são aplicados em soluções e contextos inovadores. Assim, a arquitetura fornece pontos para imersão e contemplação, mas também convida o movimento em direção à descoberta e proximidade.
https://www.facebook.com/ateliersergiorebelo
https://www.instagram.com/atelier_sr/
https://www.linkedin.com/in/sergio-rebelo-a3315914/
Projeto
Quinta de Santo António
Localização
Douro, Tabuaço, Viseu, Portugal
Cliente
Sociedade Agrícola da Quinta de Santo António de Adorigo LDA
Arquitetura
Atelier Sérgio Rebelo
Arquitetura Responsável
Sérgio Rebelo
Equipa
Sérgio Rebelo, La-Salete Carvalho, Tiago Carvalho, Nuno Borges, Joana Portela, Ricardo Gouveia, Lourenço Barreto, Catarina Araújo, Bruna Campos, Fátima Séneca, Tiago Martins, Mariana Pimentel, Bruna Rocha, Paulo Cunha Martins
Colaboradores
Thornton Tomasetti – Estrutural e Sustentabilidade: Scott Lomax, Gunnar Hubbard e Colin Schless.
Ainda Design Urbano – Projeto Paisagístico: Sofia Pera.
Eduardo Aires Studio – Design Gráfico: Eduardo Aires, Dário Cannatà.
Enologista: Luís Seabra.
Pormin – Engenharia Local: José Guedes, João Guedes e Henrique Araújo
GreenBeelt – Engenharia Mecânica: João Sousa
Historiador: Natália Fauvrelle
Imagens 3D
© Atelier Sérgio Rebelo
Fotografias
Fernando Guerra FG+SG
Área
4200 m²
Ano do projeto
2019