Quinta em Guimarães

Categorias: Unifamiliar

O programa consistia em reabilitar a construção existente que, dado o seu estado de degradação, funcionava apenas como apoio à atividade agrícola, contudo, era necessário pensar numa área de habitação. Esta construção era composta por uma área em alvenaria de pedra, tradicional, e um acrescento de pobres características e estado de conservação, em tijolo rebocado. Optou-se por demolir este último e destacar as características originais do volume de pedra. Existiam ainda outras construções tradicionais e de grande interesse como um Espigueiro, um Moinho, um Tanque e uma Eira.

Todas estas construções existentes, em alvenaria de granito, característica da região, foram recuperadas e, tendo ainda em consideração a manutenção das árvores e da vinha – muito importante por ser a fonte de rendimento da quinta – optou-se pela introdução de um segundo volume, o da habitação, enquadrando todas as construções existentes e enfatizando o espigueiro e a eira que resulta agora num pátio de lazer e também de atividade agrícola – como a tosquia dos animais.

Desta forma distinguem-se a recuperação do volume monolítico existente revestido a pedra para armazém e atividade agrícola, e o volume novo, também monolítico, composto por dois volumes sobrepostos e revestimento vítreo e metálico, animado pelas portadas de madeira que operam também como sombreamento, quando abertas.

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

Projeto
Quinta em Guimarães

 

Localização
Guimarães, Portugal

 

Arquitetura
Correia/Ragazzi Arquitectos

 

Arquitetos Responsáveis

Graça Correia, Roberto Ragazzi

 

Colaboradores
Alice Moreno, Andres Jover, Diogo Nogueira, Francesca Gramegna, Hugo Natário, Rafaela Pinto, Rita Breda
Fundações e Estruturas
OMEGA

 

Instalações de Hidráulica
OMEGA

 

Instalações Técnicas Especiais
OMEGA

 

Instalações Eléctricas
OMEGA

 

Área
358.5 m2

 

Ano do projeto
2018

 

Fotografias
Nicola Belluzi

Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Workshop

Como Vender o Que Não Se Vê

Formação

Renderização e Pós-Produção Nível I