Quinta SC

Categorias: Unifamiliar

Nos arredores da cidade do porto, a reabilitação de um edifício do séc XIX exigiu a adaptação às exigências de conforto actuais, o que conduziu a uma reformulação dos espaços habitáveis da casa, criando um novo esquema funcional e abrindo em simultâneo o lugar à interpretação do existente como via para restaurar ou questionar a sua eficácia no quadro espacial do habitar contemporâneo.

³O restauro pára onde começa a hipótese: ao nível das reconstituições conjecturais, todo o trabalho de complemento que se reconheça indispensável por razões estéticas ou técnicas depende da composição arquitectónica e possuirá a marca do nosso tempo².

Conforme enunciado na Carta de Veneza de 1964, a intervenção considera, ao nível dos materiais e das formas, a utilização de uma nova linguagem como forma de se destacar e valorizar o existente. É criado um lanternim de forma irregular em vidro que atravessa o piso superior e ilumina a piscina coberta. As novas divisões da casa partiram, genericamente, da junção de diversos compartimentos de dimensões reduzidas revelando as soluções estruturais originais. A caixilharia, em aço, contribui para a franca iluminação do espaço, ao aproveitar todo o vão disponível na parede de alvenaria de pedra.
O diálogo entre o novo e o existente constitui-se, desta forma, em relações de respeito, conhecimento e detalhe.
TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

Location

Portugal – Porto

Designer
Demm Arquitectura

Project Year
2004

Photos By
Pedro Lobo

Design
Demm_Emanuel Silva


Demm_Isabela Almeida Neves
Date
Building Opening December 2004
Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Registe a sua Empresa

Crie a sua conta gratuitamente e promova os produtos da sua empresa.

Isopan

Apresentamos a Esquadria Perfeita