RE

Categorias: Multifamiliar

Esta é a nossa primeira intervenção sobre um edifício Português Suave – o estilo arquitectónico distintivo do Estado Novo.

Neste caso, uma casa construída nos anos 40 e que devia ser actualizada para acomodar uma família do nosso tempo. A casa estava praticamente intacta e, se é certo que a sua linguagem revela uma ideologia política e um conjunto de aspirações que são hoje consensualmente condenados, não é menos verdade que está muito bem construída, fruto de um desenho eficaz e de um emprego hábil dos recursos disponíveis.
Uma distância temporal e emocional ao contexto em que a casa surgiu permitiu-nos olhar para ela sem um sentido de retaliação ou glorificação, mas antes como matéria pronta a usar, na medida individual do desejo e da necessidade. A composição espacial da casa e a sua linguagem – uma etnografia fabricada – são aceites como tal. As novas paredes, janelas, portas e armários, são reconhecivelmente novas mas não estabelecem uma relação dialéctica com os elementos originais: antes uma coexistência pacífica e silenciosa.

No piso térreo, uma sucessão de pequenos espaços mono-funcionais em torno do átrio de entrada – escritório, sala de estar, sala de jantar e cozinha – são unidos num único espaço pluri-funcional atravessado por luz natural e vistas do jardim. Nos pisos superiores, os espaços íntimos sofrem pequenas alterações para alcançarem a mesma dignidade espacial e material dos espaços sociais em baixo. Dentre estes espaços a mudança mais substancial ocorreu no sótão, onde o quarto das criadas passou a quarto principal, disposto em torno de um grande lanternim que alberga espaços de banho. Já tínhamos explorado a ideia de um espaço como dispositivo sensível para captar a luz e a passagem do tempo no DG I, se bem que aqui a luz surge mais autónoma e absoluta.
TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

Nome do Projecto

RE
Localização do Projecto
Lisboa, Portugal
Área do Terreno
432 m2
Área Construída
400 m2
Conclusão do Projecto
2016
Projecto
Camarim
Directores de Projecto
Vasco Correia, Patrícia Sousa
Colaboradores
Sebastien Alfaiate, Joana Ramos

DIREITOS DE AUTOR
Projecto

Camarim
Fotografias
Nelson Garrido
MATERIAIS
Estrutura
Madeira e aço
Revestimentos Interiores
Soalho de madeira de pinho maciço, vidro translúcido
Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Isopan

Apresentamos a Esquadria Perfeita

Workshop . Lisboa

Como Vender o Que Não Se Vê