A operação Reabilitação de três edifícios na Rua do Almada incide sobre dois lotes que se contactavam pelos extremos tardoz e que foram emparcelados.
O edifício com frente para a Rua do Almada era uma casa tipicamente portuense, em bom estado de conservação, de quatro pisos e um recuado e com fachada tardoz muito fragmentada, com diversos volumes acrescentados.
Um dos edifícios implantados no logradouro, com carácter de anexo, apresentava três pisos em razoável estado de conservação.
O edifício com entrada pela Rua Alferes Malheiro apresentava 3 pisos com fachada frontal bem conservada em alvenaria de pedra. O interior e a fachada tardoz encontram-se em estado de degradação avançada.
Para o edifício que tem frente para a Rua do Almada propôs-se a ampliação da volumetria para o interior do lote, de modo a dar continuidade ao alinhamento tardoz definido pela construção contígua a sul e conseguindo aumentar desse modo os ganhos solares nesse alçado. A nova fachada tardoz, reinterpretando a construção original, é composta por lajes de betão bujardado e panos de parede rebocados. As carpintarias, divisórias, estuques, pavimentos e revestimentos existentes foram recuperados sempre que possível e a ampliação tem em conta as técnicas construtivas originais, com soalho assente em vigamento de madeira maciça, divisórias leves e caixilharia de madeira.
No que se refere ao edifício existente do logradouro do lote com frente para a Rua do Almada, foi recuperado através da renovação do seu revestimento (mantendo a materialidade da chapa ondulada, técnica corrente para anexos e aumentos no centro do Porto).
O edifício com entrada pela Rua Alferes Malheiro foi reconstruído e ampliado com um novo piso recuado que acompanha a moda dos edifícios vizinhos (a 2,5m da fachada). De forma semelhante ao edifício da Rua do Almada, o interior foi reabilitado recorrendo a linguagem e técnicas similares às existentes e na fachada tardoz utilizou-se o mesmo sistema de lajes de betão bujardado. O último piso assume a condição de acrescento através de um sistema de construção ligeira em madeira revestida lateralmente a chapa ondulada, procurando a inte-gração com os acrescentos já existentes ao longo da rua.
Projeto
Reabilitação de três edifícios na Rua do Almada
Programa
Habitação, 6 fogos
Cliente
Red Crown Investment, Lda.
Localização
Rua do Almada, Porto, Portugal
Arquitetura
Figueiredo+Pena Arquitectos, Lda.
Tiago Figueiredo, Luís Pena, Filipe Madeira (project manager), Marisa Oliveira, João Santos, Margaux Ruiz
Engenharia
NCREP, Consultoria em Reabilitação do Edificado e Património, Lda.
Construtora
CACAO Civil Engineering, Lda
Technical Direction: Miguel Santos, Eng.
Site management: Luís Lemos, Eng.
Fiscalização (2016-2017)
ADD – Gestão & Serviços, Lda.
André Coelho, Tânia Silva, Eng.
Fiscalização (2017-2018)
Multiprática – Consultoria e Projetos Lda.
João Correia, Eng.
Fotografia
Frederico Martinho
Área bruta
900m²
Valor
700.000 €
Ano Projecto
2014–2015
Ano Construção
2016–2018