Reabilitação do Mercado Municipal de Vila Nova de Famalicão

Enquadramento Histórico

Inaugurado a 21 de setembro de 1952, a construção do mercado municipal de Vila Nova de Famalicão teve um duplo objectivo, por um lado o de descongestionar o antigo campo da feira (actual praça D.Maria II) e por outro tornar esse espaço mais agradável e com melhores condições de higiene.

Depois de um período áureo, o mercado apresentava-se à data da intervenção como um espaço obsoleto e sem uma dinâmica capaz de atrair novos e diversificados consumidores.

Enquadramento Urbano

O edifício principal é constituido por três corpos retangulares, adossados entre si, e um torreão que possui o brasão da cidade e marca a transição entre a praça D. Maria II e a rua capitão Manuel Carvalho.
A uma cota superior, o acesso ao pátio (Praça) do mercado é feito por duas entradas, a Norte, pela rua capitão Manuel Carvalho e a Poente, pela praça D. Maria II.

O pátio, a uma cota inferior éra apoiado por três edifícios destinados à venda de carne, peixe e fruta. O volume principal, que em projeto foi mantido e reabilitado, assume em planta a forma de linha quebrada, sendo que a uma cota superior acompanha a frente de rua e os espaços interiores são ocupados por diversos estabelecimentos comerciais (lojas de rua).

Conceito

A intervenção sobre o Mercado Municipal de Vila Nova de Famalicão visou a sua reabilitação, tendo como premissa a valorização do seu caráter arquitetónico e a melhoria das condições existentes. Deste modo, além da intervenção sobre o edifício existente, foi construído um novo corpo em estrutura metálica, garantindo a capacidade de atender às necessidades do mercado permanente e cíclico, e ainda permitir a abertura de uma nova frente urbana para a avenida Marechal Humberto Delgado e Praça Mouzinho de Albuquerque.

O revestimento deste novo corpo garante o sombreamento e impermeabilização do espaço e tem como referência o módulo triangular do torreão preexistente, como meio para uma maior integração na envolvente.

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

Projeto
Reabilitação do Mercado Municipal de Vila Nova de Famalicão

Localização
Vila Nova de Famalicão

Arquitectura
Unidade de Projeto Urbano do Município de Vila Nova de Famalicão

Arquiteto responsável
Rui Mendes Ribeiro

Fotografias
Ivo Tavares Studio

Área total construída (m2)
3.748,20 m2

Ano de conclusão da obra
2021

FOTOGRAFADO POR
PDFS
Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Formação 3dsMAX + Vray

janeiro de 2022 | online