Em pleno Centro Histórico de Coimbra, Património Mundial da Unesco, deparamo-nos com a farmácia mais antiga da cidade.
A proposta para este espaço Reabilitação do Prédio Pharmácia Nazareth, baseou-se sobretudo na preservação e restauro das estruturas existentes, de modo a valorizar a pré-existência e adaptá-la às novas circunstâncias.
Atualmente o edifício construído, compreende dois espaços, um habitacional e um espaço comercial destinado a farmácia com entrada comum pela Rua Ferreira Borges.
Por se tratar de uma reabilitação, a intervenção preconizou uma aproximação aos materiais e técnicas construtivas originais. As paredes de pedra existentes foram reabilitadas e preparadas para receber a nova estrutura. Um conjunto de vigas estruturais em madeira apoiam tetos e pisos no mesmo material, ficando estes intercalados por barrotes e materiais de isolamento térmico e acústico.
A preservação dos móveis existentes e do teto ao nível do piso 0, permite um uso livre e acolhedor do espaço. A partir deste espaço, visualizamos o cuidado em preservar a escada trabalhada em caracol existente, garantindo com a sobreposição de uma nova em madeira maciça, o cumprimento da legislação de segurança contra incêndios. Acima deste espaço, desenvolvem-se os quartos. Está presente a preservação integral da escada de madeira, os lambrins, as portas de entrada e caixilharias, as guarnições e a cor quente da madeira que reveste o chão são elementos contínuos e preservados que contribuem para a fluidez dos espaços.
Ao nível da cobertura, encontramos uma abertura que projeta a vista sobre o Centro Histórico e sobre o rio Mondego a partir de um generoso terraço.
Todas as intervenções tiveram em conta as exigências atuais de conforto e salubridade, garantindo sempre a preservação máxima dos elementos pré-existentes.
Projeto
Reabilitação do Prédio Pharmácia Nazareth
Localização
Rua Ferreira Borges, Coimbra, Portugal
Cliente
Particular
Arquitetura
CFarquitetura
Construtor
CENTROESTUQUE – Empresa de Construções, Lda.
Área
456 m²
Fase
Obra concluida
Ano
2019