A estratégia de reabilitação urbana do bairro de Alto de Bomba está incluída na Iniciativa OUTROS BAIRROS que se divide-se em quatro fases de projecto e obra. A fase 2 reabilita o espaço público de uma área que afeta diretamente 40 habitações das 467 do lugar. Assim, no momento atual, incluindo a primeira fase finalizada em 2020, o projecto já afeta a melhoria do espaço público relacionado com 81 casas, cerca de 17% do previsto.
Com o fim de trabalhar a partir do modo de vida da população local a atuação pisa o terreno do urbanismo, reconhecendo a malha urbana existente, mesmo sabendo do estado físico precário como preexistência que estrutura as relações sociais, a partir das quais se organiza uma discussão permanente que possibilita ativar os espaços entretanto reabilitados.
As melhorias físicas centram-se, por isso, na contenção de encostas, novos caminhos de drenagem, construção de novas redes de esgoto e de abastecimento de água, pavimentação de ruas, muros de pedra e escadas de acesso a cotas superiores. Paralelamente, a ativação do espaço público permitiu, no caso específico da fase 2, realizar uma experiência de calcetamento com um grupo de dez mulheres que, após formadas, realizou a pavimentação de toda a obra.
Prestes a concluir a terceira fase da obra, podemos considerar que a fase 2 permitiu fortalecer a construção do coletivo, sobretudo se entendido que cerca de 80% dos trabalhadores das obras são moradores de Alto de Bomba, bem como, explorar o relacionamento entre os demais grupos existentes, quer na gestão dos seus conflitos, quer na consciencialização do direito à cidade e do fortalecimento das relações com os poderes públicos.
Projecto
Reabilitação Urbana Alto de Bomba (fase 2)
Localização
Mindelo, Cabo Verde
Clientes
MIOTH. – Ministério das Infraestruturas, Ordenamento do Território e Habitação
Arquitetura
OUTROS BAIRROS
Arquitetos Responsáveis
Nuno Flores, Ângelo Lopes
Equipe de Projeto
Elaine de Pina, Ema Barros, Erickson Fortes, Jakob Kling
Engenharia
Anyzabel Vieira
Consultores
Guilherme Gonçalves, Rita Raínho
Fotografias
Erickson Fortes
Grace Ribeiro
Marcelo Londoño
Ano do projecto
2019
Ano da construção
2021